Associação dos Advogados promove curso de Mediação e Arbitragem

A diretoria da Associação Maranhense de Advogados – AMAd esteve reunida para definir os detalhes do I Curso de Mediação e Arbitragem. O curso, que será o primeiro de muitos que a entidade promoverá em prol dos profissionais da área e comunidade acadêmica, será ministrado pelo doutor Celso Martins, presidente do Tribunal Arbitral de São Paulo.

Com carga horária de 12h, o evento acontecerá na sexta-feira(29) das 14hs às 18hs, e no sábado(30), das 08hs às 12hs e das 14hs às 18hs, no auditório do TJD, na sede do Palácio dos Esportes, na rua do Alecrim, nº 415, no centro da capital maranhense.

Na oportunidade vários temas serão apresentados, entre eles, técnica de mediação e conciliação, possibilidades e limites legais da utilização da arbitragem, conforme a lei 9.307/96. É oportuno salientar que a AMAd, pioneira na área de implantação da convenção e arbitragem, decidiu apostar nesse segmento tomando como parâmetro a atual conjuntura judicial.

“A mediação é um método de solução de conflitos, que expressa uma nova postura social ante o litígio e tem por objetivo a aproximação das partes por meio de um terceiro eleito por elas, de comum acordo, tendo como principais características o sigilo, a celeridade, a voluntariedade e informalidade”, pontuou o presidente da AMAd, professor João Batista Ericeira.

Vale ressaltar que na atual conjuntura, a Mediação e Arbitragem dispõem de vários pontos positivos, dentre eles, custos e tempo de tramitação. No modelo judicial tradicional, um processo demora uma média de seis anos para ser sentenciado, na mediação e arbitragem o conflito demora de 25 dias a seis meses.

Outro ponto positivo diz respeito aos custos processuais, pois enquanto no modelo tradicional esse custo varia em torno de R$6.000(seis mil) reais, mês, na forma alternativa, o custo total não ultrapassa a casa dos R$1.500(hum mil e quinhentos reais). Os interessados poderão inscrever-se até o dia 28 de agosto, no sítio[email protected]. Participe!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *