Instituto Lógica organiza confraternização com o grupo “Movimentando na Maturidade”

materia de astro

Nesta quarta-feira(24), no auditório do Parque Folclórico da Vila Palmeira, o Instituto Lógico realizou a festa de confraternização do grupo “Movimentando na Maturidade”. O grupo, que já existe há três anos, e desenvolve um trabalho com idosas residentes nas áreas do Barreto, Vila Palmeira e adjacências.
“Esse projeto é um dos vários desenvolvidos pelo Instituto, entidade sem fins lucrativos, que tem como função precípua contribuir com o Poder Público nas áreas de educação, cultura, esporte e assistência social”, informou o idealizador e coordenador do Instituto, o matemático Itamilson Lima.
Os encontros acontecem de segunda a sexta-feira, com uma programação diversificada, incluindo oficinas de canto coral, eventos motivacionais, orientações sobre saúde, já que profissionais da área de educação física realizam um trabalho que vai desde o alongamento, passando pela caminhada e, ainda, ginástica localizada, debates de temas de interesse dos idosos, passeios e atividades ao ar livre em locais como a Fazendinha, o complexo aquático Val Paraíso, Sítio Piranhenga e outros.
Além das atividades acima elencadas, o Instituto também oferece ao grupo, a participação em oficinas, como de trabalhos manuais, alimentação saudável, arranjos natalinos, arranjos carnavalescos, auto cuidado do idoso, bem como orientação espiritual.
“Na realidade, sabemos que o envelhecimento populacional hoje é um fenômeno universal. Todos nós iremos envelhecer, consequentemente, nos tornarmos uma pessoa idosa. Portanto, a partir desta constatação, é primordial que o governo e a sociedade civil procurem estabelecer políticas e estratégias que contemplem o envelhecimento ativo e saudável, situação essa que estamos nos dispondo a promover”, pontuou Itamilson Lima.
Atendendo pedido do vereador Astro de Ogum, morador do Barreto, e parceiro na manutenção do projeto, o grupo realiza suas atividades na área do Parque Folclórico da Vila Palmeira, em um espaço cedido pela Federação de Umbanda do Maranhão.
“Sabemos que são grandes as dificuldades financeiras que assolam os moradores dos bairros periféricos, por isso, na medida do possível, procuro ajudar projetos que tenham como escopo melhorar a qualidade de vida dos meus vizinhos , seja criança, adulto ou idoso”, pontuou o vereador.
Desde o início do projeto, o Instituto Lógica tem conseguido resultados satisfatórios no trabalho que se propôs a fazer. Uma prova disso é a parceria firmada com a Secretaria Municipal de Saúde, a qual disponibiliza profissionais da área para realizar avaliações médicas, facilitando, assim, o acesso das idosas aos serviços de saúde.
Que o diga a aposentada Maria do Espírito Santo, 70 anos. Distribuindo charme e alegria, dona Maria conta que antes de entrar para o grupo era triste e depressiva.
“Aqui reaprendi a viver. Além da depressão, fui diagnosticada com mal de Parkinson, no entanto, após a minha inserção no grupo, sou outra pessoa. Sou alegre e feliz ao lado das minhas companheiras. Hoje tenho 70 anos, mas apenas na idade, pois meu espírito é de uma mulher 30 anos mais jovem”, disse sorridente.
Integrante do coral, Domingas Rodrigues Moraes, 74 anos, residente na Vila Palmeira, comunga do mesmo pensamento de dona Maria. “Depois que fui convidada para o grupo, descobri que mesmo na terceira idade, podemos ter alegria e disposição para viver. A idade não pode nos deixar triste, pelo contrário, tem que nos encher de orgulho e alegria, já que representa as experiências ao longo de toda uma vida”, finalizou Domingas.
Após a apresentação do coral, foi realizado a entrega de lembranças a cada uma das participantes e, em seguida, o sorteio de brindes, como multiprocessador, churrasqueira elétrica e outros. Um apetitoso coquetel marcou o encerramento do evento. Após o recesso para as festas de final de ano, as atividades voltarão na primeira semana de fevereiro de 2015.
materia de astro 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *