Câmara quer torrar R$ 1 bilhão na construção de anexos

anexos da câmara

 

 

O complexo de edifícios que a Câmara dos Deputados planeja construir terá café, restaurantes, lojas e garagem subterrânea com 4,4 mil vagas. Os detalhes do empreendimento aprovado pela mesa diretora da Câmara na última quarta-feira (25) foram divulgados nesta sexta pela Primeira Secretaria da Casa.

A intenção dos dirigentes da Câmara é construir três edifícios e uma área de lazer e serviços, para atender funcionários, visitantes e deputados federais. O projeto foi inicialmente orçado em R$ 1 bilhão, mas a intenção da Câmara é fazer uma Parceria Público-Privada (PPP) para que empresas arquem com as obras e depois, como contrapartida, recebam a concessão para explorar espaços ou serviços no futuro complexo do Legislativo.

O edital de consulta à iniciativa privada sobre o interesse em construir os edifícios foi publicado nesta sexta no site da Casa. Conforme o documento, chamado de Procedimento da Manifestação de Interesse (PMI), a construção ocupará 332 mil m².

Um dos prédios previstos, que será chamado de Anexo IV-B, abrigará um auditório para 700 pessoas, que poderá funcionar como plenário alternativo, além de outros auditórios de menor capacidade e salas de reunião voltadas para o uso dos parlamentares.

Já o Anexo IV-D será um edifício de 10 andares na superfície e três no subsolo, com 256 gabinetes parlamentares de 60 m² cada. O terceiro edifício, chamado de Anexo IV-D, abrigará “órgãos” da Câmara e garagens para funcionários. Já a área de lazer, chamada no edital de “praça de serviços”, terá restaurantes, cafés, lojas e “áreas de convivência”.

As garagens dos três prédios, juntas, conterão 4,4 mil vagas cobertas e 80% poderão ser alugadas. As outras 20% serão reservadas para uso exclusivo da Câmara.

O projeto prevê ainda uma reforma no Anexo IV da Câmara, que abriga 432 gabinetes parlamentares, com aproximadamente 40 m² cada. Após as obras, o prédio passará a ter apenas 264 gabinetes, só que mais amplos, com 60 m² cada.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *