E-mail pra dona Bibi

 

Oi, minha gata, muito bom dia! Espero que estas poucas e mal traçadas venham a encontrá-la na santa paz  do Criador por aí. Por aqui, morena, o grande siribolo que surgiu nos últimos dias, diz respeito a uma novidade aprovada pela Comissão de Constituição de Justiça do Senado, que cria o voto distrital para vereadores em cidades com mais de 200 mil eleitores e extingue as coligações proporcionais.

Tá provocando frio na espinha de vereadores, porque aí, seriam criados 31 distritos eleitorais na capital, com cada um elegendo seu vereador. Da forma que está o sistema eleitoral, neguinho conquista voto do Itaqui/Bacanga à Vila Olímpica e pronto.

Para deputado, o novo sistema também deixará muitos dos atuais deputados de pijama, em casa. Conheço caso de deputado que foi votado da região da Baixada até ao sul do Maranhão.

A  ex-deputada Helena Barros Helluy, por exemplo, quando do seu primeiro mandato, conquistou votos em todos os 2017 municípios maranhenses. Com o voto distrital, isso seria impossível.

Agora, morena, os vereadores de São Luis têm razão quando criticam o fim das coligações, porque essa prática certamente extinguirá os pequenos partidos. Pelo que tenho observado, essa história ainda será tema de muita discussão e oxalá não venha a ficar pelo meio do caminho.

Bem Bibi, essa matéria está em pauta, mas não esfriou a história da Lava-Jato, onde figurões estão presos e o PT está tremendo na base, por conta do seu ex-tesoureiro, o Vaccari Neto, que perdeu o cargo após ir para o xilindró.

De acordo com o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), essa prisão poderá levar até à extinção do PT pelo TSE, algo que teu pretinho aqui não acredita. Mas oposição é para criar embaraços, né não?

Bem, fofura, tua família está bem, com exceção de uma virose que vem botando milhares de pessoas por aqui no estaleiro e que  já atingiu tua neta Lívia, tua nora Elineusa e teu bisneto Filipe. Vamos agora às mais importantes da semana.

*

O Extra mancheteou nesta sesta sexta-feira: “ Deputados querem botar com areia grossa no fiofó de Ricardo Murad”. É sobre  a movimentação de deputados governistas para a criação de uma CPI da Saúde.

*

Essa CPI seria para apurar supostas irregularidades na Saúde durante o governo de Roseana Sarney, quando Murad comandou a área com toda autonomia.

*

Tão dizendo por aqui, morena, que não se pode convidar para o mesmo forrobodó, o deputado César Pires e o suplente de senador Clóvis Fecury, sob o risco de um parangolé daqueles.

*

O problema é que César Pires, filiado ao DEM, quer porque quer deixar a sigla, mas Clóvis, um dos principais dirigentes da sigla, quer pedir o mandato se o César sair. A César o que não é de César.

*

Na surdina, a ex-governadora Roseana Sarney chegou a São Luis no meio da semana, após ficar fora do Maranhão desde o início de janeiro. Tão dizendo que hoje ela se manda para Brasília, onde também tem residência.

*

Um babado daqueles por aqui, minha gata. Tão dizendo que coordenador de importante emissora de radiodifusão por aqui tem misturado seu dinheiro com uma verba  da empresa que é liberado para divulgação de competições esportivas.

*

E o Moto Clube, fofura. Ganhou mas não levou. Mesmo tendo derrotado o Sampaio  por 1×0, quem ficou como semifinalista do Campeonato foi o Tricolor de Aço, que havia vencido a primeira partida por 3×1.

*

Com esse resultado, o Moto praticamente ficará pulverizado por um bom tempo, já que agora só está na disputa da Copa do Brasil. Seu próximo compromisso é contra a Ponte Preta. Se perder, Adeus…

*

A família Franco está de luto. Na última quinta-feira, morreu em São Luis o empresário José Carlos de Almeida Franco, pai do ex-deputado Alberto Franco e do prefeito de Cururupu, Júnior Franco.

*

E a dona Dilma com o PT dela continuam aprontando com o povo brasileiro Bibi. Durante a posse dela, em primeiro de janeiro, anunciou uma tal “Pátria Educadora”, à guisa de priorizar a educação.

*

Logo em seguida, tirou R$ 7 bilhões da Educação e, em conluio com as bancadas petistas no Senado e na Câmara, aumentou a verba do Fundo Partidário em mais de 300 por cento.

*

Tem blogueiro atribuindo a demissão da Assembleia Legislativa a ação da deputada Andrea Murad. Sinceramente, não acredito que a loura oposicionista tenha tanta força perante um grupo adversário de mais de 30 parlamentares.

*

Muita gente não entendeu, mas ao perder os embargos no TRE, por unanimidade, esta semana, o prefeito cassado de Raposa, Clodomir Oliveira, na realidade, obteve uma vitória.

*

É que os advogados da prefeita Thalyta Laci, estavam manobrando no sentido de retardar a votação dos embargos, a fim de atrasar o recurso do prefeito cassado junto ao TSE.

*

Para que os embargos fossem votados, foi preciso manifestação popular na porta da Justiça Eleitoral, o que deixa aquela Corte numa situação desconfortável perante a opinião pública.

*

O presidente da Câmara Federal Eduardo Cunha (PMDB), enfrentou seu primeiro teste com os próprios colegas. Mandou botar falta em deputados gazeteiros, mas, diante da pressão, mandou pagá-los.

*

Os parlamentares são assim, Bibi. Fazem o que querem com o dinheiro público e ainda se acham no direito de receberem sem trabalhar. Triste do país que tem um Parlamento como o nosso.

*

Campeão de votos nas últimas eleições, com  quase 100 mil sufrágios, o deputado Josimar de Maranhãozinho está devendo ao eleitorado. Ainda não mostrou para que foi eleito.

*

Na realidade, o único projeto de Josimar é uma imoralidade. Quer que  o Detran não recolha ao pátio, veículos cujos proprietários estejam inadimplentes com o IPVA. Prestatenção, Josimar…

*

Muita gente tocou foguete por aqui, esta semana, por conta da morte de um conhecido agiota, que jamais teve seu nome envolvido em qualquer problema.

*

Bem, minha gata, com essa, vou ficando neste domingo por aqui, na esperança de retornar com mais vigor na próxima semana, se Deus quiser. E ele quer, porque sempre foi legal com teu pretinho aqui.

Beijão do filhote amado

Djalma

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *