50 anos de fundação :Rádio Educadora é homenageada na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa realizou, na manhã desta quinta-feira (18), uma sessão solene, presidida pelo deputado Bira do Pindaré (PSB), durante a qual foram comemorados os 50 anos de fundação da Rádio Educadora. A cerimônia, realizada no Plenário, contou com a presença de diversos parlamentares, jornalistas, radialistas e diretores e funcionários da emissora.

Ao abrir a solenidade, o deputado Bira do Pindaré, na condição de autor da proposição, destacou que a Rádio Educadora, ao longo de cinco décadas, consolidou-se como uma emissora que serve como fonte de informação e entretenimento à classe rural e operária, fortalecendo a comunicação a serviço das bases católicas no Maranhão.

Em seu discurso, Bira do Pindaré lembrou que a primeira transmissão da Rádio Educadora deu-se no dia 12 de junho de 1966 e hoje a emissora maranhense integra a Rede Católica de Rádio (RCR), a maior rede de rádios do Brasil, que conta com mais de 180 emissoras.

“A Rádio Educadora tem uma presença muito especial na vida de cada um de nós e na história da comunicação no Maranhão. Não há como deixar de reconhecer o protagonismo desta emissora em nosso Estado e também o seu simbolismo, por tudo que representa como a voz dos sem voz, estabelecendo uma comunicação ampla e direta com toda a sociedade”, ressaltou Bira do Pindaré.

Ele frisou também que a Rádio Educadora cumpre um inegável papel social no Maranhão, servindo também como um símbolo de resistência, em favor da democratização da comunicação em todo o Estado. Para o deputado, a Rádio Educadora é também muito importante por ter sido pioneira na participação dos ouvintes e do público em geral.

“Foi a primeira emissora que abriu o microfone para o povo, sempre com uma postura aberta, ampla e democrática”, salientou Bira do Pindaré, que fez questão de evocar grandes momentos, com grandes profissionais, vividos pela emissora ao longo de meio século.

AGRADECIMENTOS

O diretor geral da Rádio Educadora, padre Cláudio Roberto Santos Cruz, o diretor administrativo, padre Gutemberg Feitosa, o ex-diretor da emissora, Frei Luigi Rotta, e Anizete dos Santos Sousa, que falou em nome dos funcionários, ocuparam a tribuna, para manifestar agradecimentos ao deputado Bira do Pindaré, e a toda a Assembleia Legislativa, em razão da homenagem prestada à Rádio Educadora.

A sessão solene contou também com a presença do Defensor Público-Geral do Estado, Werther de Moraes Lima Júnior, do secretário de Estado da Igualdade Racial, Gerson Pinheiro; do secretário adjunto de Comunicação e Assuntos Políticos, Robson Paz; de representantes de órgãos da Igreja Católica e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O diretor geral, padre Cláudio Roberto, que também é reitor do Santuário de São José de Ribamar, afirmou que a Rádio Educadora sempre ultrapassou barreiras e etapas. “Esse é um momento muito importante para todos nós”, destacou ele, ao pronunciar-se na tribuna, durante a solenidade.

“Assim como esta Casa é a Casa do Povo, a Rádio Educadora é a voz do povo”, disse Anizete dos Santos Sousa que, em seu discurso, enfatizou a longa trajetória percorrida pela emissora ao longo destes 50 anos de existência.

O Frei Luigi Rotta, que durante seis anos e meio esteve à frente da emissora, afirmou que a Rádio Educadora representa uma comunicação que se amplia cada vez mais. “Ouvi certa vez esta frase e gosto muito de repeti-la: a Rádio Educadora é uma prova da existência de Deus”, salientou Frei Luigi Rotta.

“Esta é uma homenagem justa. Parabéns a todos que fazem a Rádio Educadora no Maranhão, parabéns a todos os funcionários e a todos os ouvintes”, ressaltou o deputado Bira do Pindaré, ao encerrar a sessão solene.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *