Rádio Web do TJ vai ensinar o juridiquês” para os ouvintes

jutidiues

A Rádio Web Justiça do Maranhão passa a veicular, a partir desta sexta-feira (19), o quadro “Juridiquês”, nos intervalos entre noticiários e a programação musical. É mais uma forma de esclarecer o ouvinte sobre termos específicos do mundo jurídico, principalmente expressões em latim.

Pelo quadro, são levados esclarecimentos sobre expressões como “data venia”, “habeas corpus”, “ex-tunc”, “ex-nunc”, “in albis”, entre outras, bastante utilizadas nas redações de documentos que integram os processos judiciais que correm na Justiça maranhense. Muitas delas também podem ser ouvidas durante as sessões de julgamento.

“Termos que são comuns ao mundo jurídico podem ser bastante estranhos ao jurisdicionado, ao cidadão que procura a Justiça e à imprensa. Sabemos que eles não podem ser eliminados das decisões e outros atos processuais e, por isso, procuramos oferecer esse serviço à população, para que ela se sinta mais próxima do Judiciário e passe a entender as expressões tradicionais jurídicas”, declara a chefe da Assessoria de Comunicação do TJMA, Roberta Gomes.

O quadro “Juridiquês” teve início nas redes sociais do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), com a produção de textos, artes e vídeos desenvolvidos para Facebook, Instagram e Twitter. No entanto, a ideia de levar as informações ao público da rádio ganhou corpo, para alcançar mais pessoas, visto o excelente alcance do material produzido pela jornalista Danielle Limeira – que produz e apresenta o quadro na rádio, além de atuar na gestão de redes sociais –, pelo designer Carlos Eduardo Sales e pelo editor de vídeo Jônatas Soares, todos integrantes da equipe da Assessoria de Comunicação do TJMA.

COMO OUVIR – A Rádio Web Justiça do Maranhão pode ser acessada por desktop, tablet ou celular, por meio dos sites. No Portal do Judiciário, basta clicar no banner da rádio. Nos sites www.radios.com.br e www.tunein.com, a conexão se dá por meio de busca com os termos “Rádio Web Justiça do Maranhão” ou “Rádio Justiça do Maranhão”.

No smartphone, para quem usa Sistema iOS, basta baixar o aplicativo gratuito na Apple Store. Há, também, a opção de acesso direto pelo site oficial do TJMA ou pelos aplicativos Tunein ou Radiosnet.

No sistema multimídia ou aparelho de som compatível do carro, basta parear o sinal do celular por meio de bluetooth com o equipamento do veículo e selecionar a opção bluetooth no “source”, no qual  ficam também as faixas AM e FM.

Numa Smart TV conectada à internet, o acesso pode ser feito pelo aplicativo TuneIn ou acessando os sites pelo navegador instalado no aparelho de TV.

Assessoria de Comunicação do TJMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *