A dois dias do início do julgamento, 51 senadores declaram voto a favor do impeachment

pró i,pac hment

A dois dias do início do julgamento final do impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff, no Senado, 51 senadores declararam que votarão a favor do impeachment, Em levantamento feito terça-feira pelo GLOBO. Disseram que votarão contra 19 e não quiseram manifestar seus votos ou não foram encontrados 11 parlamentares.(Infográfico: veja a intenção de voto de cada senador)

Na votação da chamada pronúncia, quando Dilma virou ré, foram 59 votos a favor e 21 contra. São necessários 54 votos, entre os 81 senadores, para a condenação definitiva de Dilma à perda do mandato e à inelegibilidade por oito anos.

O julgamento começará na manhã de quinta-feira. Na primeira fase, só testemunhas serão ouvidas, o que deve acabar sábado. No dia 29, Dilma fará sua defesa e, em 30 e 31, haverá discursos e a votação.

Apesar de ainda não haver tal número, o clima é favorável ao impeachment. Vários senadores que não declararam sua preferência informaram às suas bancadas que votarão pelo afastamento definitivo da petista. Nos bastidores, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), tem sido pressionado pelos aliados a fazer o mesmo, mas ele disse que ainda analisa a situação.

O impeachment tem três fases no Senado: a admissibilidade (abertura), que ocorreu em 12 de maio; pronúncia, que ocorreu em 9 e 10 deste mês; e o julgamento final, a partir de amanhã. Ontem, alguns senadores que vinham relutando em declarar seus votos se se manifestaram. O presidente da comissão especial do impeachment, Raimundo Lira (PMDB-PB), disse que votará a favor do impeachment.

O senador Benedito de Lira (PP-AL) assumiu seu voto, alegando que agora, com o quadro já definido, não há mais motivo para não declarar sua posição. Ex-ministro de Dilma, o senador Eduardo Braga (PMDB-AM) também se manifestou pela condenação.

No caso dos aliados de Dilma, o senador Elmano Férrer (PTB-PI) disse que manteria sua posição contra o impeachment. O Palácio do Planalto ainda tenta mudar seu voto.

PUBLICIDADE

— Já votei duas vezes contra e mantenho minha posição. Pode colocar. Só se algo acontecer — disse Férrer.

O governo acredita que terá de 61 a 63 votos a favor do impeachment. Nessa conta, inclui o senador Edison Lobão (PMDB-MA), que foi favorável à abertura do processo e à pronúncia, mas evita declarar sua posição porque foi ministro de Dilma e não quer constrangê-la, mesma situação de Jader Barbalho (PMDB-PA).

Aliados de Temer acreditam que terão apoio de Fernando Collor (PTB-AL), Otto Alencar (PSD-BA), João Alberto (PMDB-MA), Hélio José (PMDB-DF) e Roberto Rocha (PSB-MA). Nos bastidores, os três senadores do Maranhão negociam votarem unidos.

 

12 pensou em “A dois dias do início do julgamento, 51 senadores declaram voto a favor do impeachment

  1. O Brasil é o único pais do mundo, onde Senador RÉU (ladrão) vai julgar pessoas inocentes e honestas. Os partidos PMDB, PSDB, PP e mais uma meia dúzias e suas lideranças estão repletos de figuras investigadas pela Justiça, em processos que passam por improbidade administrativa, corrupção, formação de quadrilha, peculato, evasão de dívidas, lavagem de dinheiro, fraudes e muito mais. O passeio pelo Código Penal é vasto. O PMDB poderá chegar a Presidência do Brasil pela 3ª vez, “SEM ter UM único VOTO”. (Sarney em 1986- Itamar em 1992 e Temer em 2016….( E o povão que vive sentado no sofá assistindo a GLOBO grita GOOLL). Edivaldo Machado Lima – Vila Velha – ES.

  2. Votem no impitimam quem não for brasileiro de verdade e estiver conivente com o inimigo. Pois estejam certos que ao traírem o seu povo e a sua nação covardemente já estarão mortos perante o povo brasileiro e serão para eles o mesmo que um trapo sujo jogado no chão que não serve para mais nada. A pátria mãe gentil não merecia tanta covardia e falta de vergonha na cara. Lembrem-se, esta escrito na bíblia: quem procurar salvar a sua vida (por covardia) irá perdê-la!

  3. A PF fica correndo atrás de bandidos pé de chinelo, deveria correr atrás desses mafiosos.
    Todos tem problemas com a justiça.
    Todos bandidos safados.

  4. Nada a comentar.tudo já esta armado.Agora, só soltar foguetes quando o fumo começar a entrar, com perdas naõ só de direitos, mas a pior perda, a DEMOCRACIA.Por que votar , se nossos votos não são respeitados?Nunca tinha visto culpados serem jurados em nenhum tribunal do mundo.Isto está acontecendo nesta terra chamada BRASIL, onde a maioria dos deputados e senadores estão atolados em corrupção, e posando de JESUS CRISTO, na hora do julgamento….Que isso meu BRASIL?.Como esses politicos entrarão na história?Serão que já pararam para pensar?

  5. Está guardado no meu mural, vou guardar 2018 tá aí, NAO VOU DEIXAR NINGUÉM ESQUECER ESSES ROSTOS…. ATÉ LÁ OS COXINHAS JA ESTARÃO ACORDADOS, PORQUE VEM M.E.R.D.A

  6. NOIS BRASILEIROS ELEITORES HUMILDE SENDO TRAIDO POR SENADORES CORRUPTOS BANDIDO LADROES NA LISTA DO LAVA JATO DA PETROBRAS E FURNAS,AEREO PORTOS NA FAZENDA DO TIO HELIO COCA DOS PERRELLA…455 KILOS DE COCAINA E NADA ACONTECE ..ANASTASIA ..AÉCIO NEVES DA CUNHA,ALOISIO NUNES… RICARDO FERRAÇO,JOSÉ SERRA ..CASSIO CUNHA LIMA…WALDEMIR MOKA,RENAN CALHEIROS,ROMERO JUCÁ,SIMONE TEBET,…RONALDO CAIADO,ALVARO DIAS,SARNEY…RAIMUNDO LIRA…RENAN CALHEIROS,.MAGNO MALTA..JOSÉ MEDEIROS,WELLIGTON FAGUNDES..BLAIRO MAGGI,..VALDIR RAUPP,…IVO CASSOL…ATAIDES OLIVEIRA…

  7. Vamos ficar ligado quem apoiou o golpe vamos da o impeachment neles aqui em São João de Meriti tem o doutor João

    PMDB
    A FAVOR:
    Alexandre Serfioti
    Altineu Côrtes
    Eduardo Cunha
    Fernando Jordão
    Marco Antônio Cabral
    Pedro Paulo Carvalho
    Sérgio Zveiter
    Soraya Santos
    Washington Reis

    CONTRA:
    Leonardo Picciani
    Celso Pansera

    DEM
    A FAVOR:
    Francisco Floriano
    Marcos Soares
    Rodrigo Maia
    Sóstenes Cavalcante

    PP
    A FAVOR:
    Júlio Lopes
    Simão Sessim

    PR
    A FAVOR:

    Alexandre Valle
    Dr. João
    Paulo Feijó

    PRB
    A FAVOR:
    Roberto Sales
    Rosangela Gomes

    PROS
    A FAVOR:
    Felipe Bornier

    PSB
    A FAVOR:
    Hugo Leal

    PSC
    FAVOR:
    Arolde de Oliveira
    Jair Bolsonaro

    PSD
    A FAVOR:
    Índio da Costa

    PSDB
    A FAVOR:
    Otavio Leite

    PSOL
    CONTRA:
    Chico Alencar
    Glauber Braga
    Jean Wyllys

    PC do B
    CONTRA:
    Jandira Fehgali

    PT
    CONTRA:
    Benedita da Silva
    Chico D’Angelo
    Luiz Sérgio
    Wadih Damous

    PTB
    A FAVOR:
    Cristiane Brasil
    Deley

    PT do B
    A FAVOR:
    Cabo Daciolo

    PTN
    A FAVOR:
    Ezequiel Teixeira
    Luiz Carlos Ramos

    REDE
    A FAVOR: Miro Teixeira
    CONTRA: Alessandro Molon

    SD
    A FAVOR:
    Áureo Lídio Moacyra Ribeiro

  8. Um momento triste e asqueroso da história política do Brasil.
    Tem que existir uma forma legal que impeça uma contradição dessas; investigados furtarem o direito de mais de 54 milhões de eleitores, sem que a Presidenta tenha cometido crime.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.