E-mail pra dona Bibi

 

–Oi, morena, muito bom dia! Espero que estas poucas e mal traçadas venham a encontra-la na santa paz do Nosso Criador. Por aqui, cidadã, as coisas estão indo de mal a pior. O Brasil, agora, em plena Lava Jato, perdeu uma grana. É que a Noruega cortou, pela metade, um apoio institucional, da ordem de U$ 400 milhões, que liberava anualmente para  um programa de defesa da Amazônia.

Pra completar, o presidente norte-americano Donald Trump embargou a  importação da carne fresca do Brasil. Duas pancadas. Mas é assim mesmo. A imagem  do Brasil lá afora não é mais aquela do Carnaval e do futebol. O que vem marcando agora é a corrupção.

Tentando amenizar a crise, o presidente Michael Temer fez um périplo mundo afora, sendo recebido por Putin, na Rússia e pelo governo norueguês, onde representantes daquele país não se fizeram de rogados em destacar a Lava Jato como um fator extremamente negativo para o Brasil.

Agora, mamma mia, eu te pergunto: Como é que um país onde 30 por cento dos congressistas estão respondendo bronca no STF e onde ministros e outras autoridades são acusados de corrupção pode ter imagem positiva?

Bem, vamos agora para as nossas informações de casa.

*

Estamos há 1 ano e cinco meses das eleições, Bibi e já começou uma guerra de pesquisas. Os institutos Exata e Escutec dispararam números, com resultados amplamente discordantes.

A Escutec aponta para uma vantagem de Roseana Sarney, enquanto o Exata mostra que o governo Flávio Dino está ainda em lua de mel com o povo maranhense.

*

Já para o Senado, o Escutec mostra que os preferidos do eleitorado são o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho e o deputado federal Zé Reinaldo.

*

O deputado federal Weverton Rocha, que está em plena campanha desde o ano passado, figura, pelo Escutec, na sexta colocação, atrás do enrolado deputado federal Waldir Maranhão. Mesmo tendo um poderoso sistema de comunicação ao seu dispor.

*

Com relação ao governo do Estado, a pesquisa recente sepultou pretensões de figuras como a deputada federal Eliziane Gama, e do prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, que sequer foram citados na espontânea.

*

A grande surpresa desse levantamento, na realidade, foi o secretário de Educação do Estado, Felipe Camarão, que aparece pontuando, sem jamais haver exercido um mandato parlamentar.

*

O nome de Felipe Camarão deve-se à sua excelente performance como auxiliar do governo Flávio Dino, onde anteriormente já foi secretário de Gestão e Planejamento e de Cultura, com atuações exemplares.

*

Pelo menos dois fortes secretários municipais podem ser defenestrados dos seus respectivos cargos. Isso porque não estariam agradando a aliados do prefeito Edivaldo Holanda Júnior e nem aos vereadores. Até agora, são considerados imexíveis.

*

Olha, Bibi, não está havendo limites para a bandidagem em São Luis. Na última quinta-feira, um trio tentou um assalto à agência de Correios do Aeroporto do Tirirical. Houve tiroteio e dois dos bandidos acabaram baleados.

*

Dá pra perceber que são bandidos otários, até porque ali é uma verdadeira ratoeira, no que concerne à saída em situações de emergência. Se deram mal.

*

Estive assuntando, na quinta-feira pela manhã, uma manifestação de “pescadores”, na porta do prédio da Superintendência de Pesca, do Ministério da Pesca , no bairro do Diamante.

*

Pelo vestuário dos manifestantes, dava pra observar que ali tinha gente que pode até nem conhecer um caniço, imagine ser pescador artesanal. Cada louraça!…

*

Essa história de pescador no Maranhão, ainda vai dar muito pano pra manga. Bem aqui perto, no Pará, a PF prendeu uma renca de faltos pescadores e de responsáveis pela emissão de documentos para aposentar a rapaziada.

*

Por aqui, Bibi, existe é uma verdadeira quadrilha, incrustada em vários poderes, especializada em pescar votos de incautos, que são transformados em pescadores sem pelo menos conhecerem os instrumentos para a captura de peixes.

*

O advogado Willer Tomaz, que atua na defesa do frigorífico JBS e  que foi preso pela Polícia Federal, na última quinta-feira, em  18 do mês passado, no Hotel Luzeiros São Luís, deve fazer delação premiada.

*

Ele estava se preparando  para proferir uma palestra de apresentação aos funcionários da TV Difusora e da rádio Difusora FM.

*

Ele era considerado o novo sócio majoritário do pool de emissoras situadas no bairro da Camboa, região central da capital maranhense. Willer Tomaz é ainda sócio da Rádio JK FM, em Brasília (DF) e tem escritório na capital federal.

*

Na realidade, a prisão do polêmico causídico está provocando calafrios na classe política do Maranhão, envolvendo gente de praticamente todas as vertentes.

*

Briga das boas se desenha no horizonte político maranhense, morena, é pela indicação do companheiro de chapa do governador Flávio Dino.

*

A vaga de vice está sendo disputada a tapas nos bastidores. Quem está lá, Carlos Brandão, não quer sair e muitos são os que querem entrar. Muita água ainda vai correr por baixo e por cima da ponte nesse rapapé.

*

O presidente da Câmara Municipal, Astro de Ogum, vem mostrando mais uma vez que conhece tudo de cultura popular. Vem coordenando os arraiais da Vila Palmeira e o “Pertinho de Você”, na Cohama.

*

Em ambos, os festejos juninos estão ocorrendo sob o clima de tranquilidade e com muito brilho. No próximo dia 28, quem estará se apresentando na Cohama é a nossa “Marrom”, Alcione Nazaré.

*

Falando em Astro de Ogum, ele já descartou a possibilidade de vir a disputar uma vaga na Assembléia Legislativa no próximo ano. Ele admite que pretende mesmo é concorrer à sucessão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

*

O  prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, trabalha a formação de uma terceira via para a sucessão estadual do próximo ano. Já anunciou que estará deixando as fileiras do PC do B.

*

Ele tem a esposa prefeita em Bacabeira, a irmã, prefeita em Pastos Bons e tem controle sobre mais cinco prefeitos que ajudou a eleger.

*

Bem, minha fofa, com essa, teu pretinho vai ficando por aqui, garantindo retorno na próxima semana, se Deus quiser.

E ele quer, porque sempre foi bacana com esse teu pimpolho.

Beijão desse filhote que jamais te esquecerá

Djalma

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *