Segunda parcela do IPTU 2017 vence na próxima segunda-feira (7)

Os cidadãos ludovicenses têm até a próxima segunda-feira (7), para quitar a segunda parcela do IPTU 2017. A Prefeitura de São Luís, que lançou os dados da cobrança desde o mês de junho, deu aos contribuintes a chance de efetivar o pagamento do imposto em até seis vezes. Aqueles que perderam o prazo da cota única não poderão mais fazê-lo. A partir de agora, o imposto só pode ser pago de forma parcelada.

Os contribuintes que não efetuaram o pagamento da primeira parcela, deverão atualizar o boleto via internet, pelo portal da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), no endereço eletrônico www.semfaz.saoluis.ma.gov.br ou em um dos postos de atendimento do órgão. No novo boleto, o valor da cobrança estará atualizado com os acréscimos legais – juros e multa de mora de 1% ao mês.

 

Para este ano, a Prefeitura realizou a atualização da base de dados do IPTU, o que resultou na mudança de todas as inscrições imobiliárias dos imóveis de São Luís. Com as alterações, os contribuintes devem ficar atentos às informações de endereço no carnê e, se por ventura, o cidadão não tenha recebido o carnê em sua residência, o mesmo pode ter acesso aos dados da cobrança via portal da Semfaz.

 

De acordo com o secretário Municipal da Fazenda, Delcio Rodrigues, a atualização da base de dados da Semfaz se fez necessária, pois estava muito defasada. “Atualizamos todos os dados sobre os imóveis de São Luís e estamos colhendo os resultados do trabalho feito ao longo dos anos. A partir de agora os contribuintes devem ficar atentos aos dados do IPTU, efetuar o pagamento do imposto em dia e cumprir seu papel de cidadão”, assegurou o titular da pasta.

 

A empresária Larissa Lima não conseguiu efetuar o pagamento em cota única e atrasou a primeira parcela. Pelo site da Semfaz, atualizou o boleto e efetuou o pagamento do IPTU. “É muito bom saber que posso ter acesso às informações da cobrança e atualizar o boleto, tudo pela internet. Facilita muito a vida do contribuinte”, afirmou.

ATENDIMENTO

Os contribuintes que estão com atrasos com o IPTU devem ficar atentos e buscar um dos postos de atendimento da Semfaz, localizados na Sede do órgão, na Avenida Kennedy, n° 1455, Bairro de Fátima e no Viva Beira Mar (antigo Casino Maranhense) e verificar sua situação com o fisco municipal.

 

Calendário de pagamento do IPTU 2017

 

1° parcela – 14 de julho

2° parcela – 7 de agosto

3° parcela – 11 de setembro

4° parcela – 6 de outubro

5° parcela – 8 de novembro

6° parcela – 7 de dezembro

 

Formas de pagamento

 

Pagamento via carnê

Correntistas BB:

– Terminais de Auto Atendimento;

– Banco Postal;

– Correspondente bancário (Ligeirinho);

– Mobile (Aplicativo);

– Internet;

– Caixa de Autoatendimento BB.

 

Não correntista:

– Correspondente bancário (Ligeirinho);

– Agência dos Correios (Até R$ 1.500);

– Banco Postal;

– Terminal de Autoatendimento BB (Até R$ 10.000 – com cartão de qualquer outro banco).

Boleto (impresso via internet)

Pode ser pago em qualquer agência, de todos os bancos em qualquer canal de pagamento.

*Contribuintes devem se manter atentos a data de vencimento do boleto impresso e, caso seja necessário, imprimir uma nova guia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *