-Entrevista/Vereador Joãozinho Freitas – “Política é  para quem   tem muita vocação”

 

Pouca gente imagina que um militar possa exercer a liderança comunitária, desprovido da rigidez que a preparação de caserna lhe impõe.  O trabalho comunitário difere da carreira militar por conta do conceito diferente  de cada uma dessas atividades.

O vereador João Freitas Gonçalves (PTB), o Joãozinho Freitas quebrou a regra. Sargento reformado da Polícia Militar do Maranhão, ele ainda envergava a farda, quando passou a atuar em defesa da comunidade da Vila Fialho e de bairros adjacentes.

Extremamente educado – quem não o conhece jamais imaginaria que outrora ele pudesse andar fardado e armado -. A “Briosa” ficou para trás, dando lugar à política, às discussões e às reivindicações.

O resultado do trabalho comunitário tem o termômetro nas crescentes votações ao longo de quatro disputas a uma cadeira na Câmara Municipal de São Luis. Disputou a primeira vez em 2004 e  conquistou 1.557 votos. Perdeu e voltou a concorrer em 2008, ampliando a votação para 1.708 sufrágios, votação que saltou para 2.399 votos no pleito  de 2012.

Em 2016, com 3.675 votos, conquistou a primeira suplência da coligação, assumindo  uma vaga no início do ano, quando o titular, Pedro Lucas, aceitou o convite do governador Flávio Dino e assumiu o comando da Agência Metropolitana.

Diz ser um político feliz e familiarmente realizado, sendo pai de 2 filhos e cinco netos. Nesta entrevista ao Câmara em Destaque, ele fala de suas ações, sobre o panorama político e destaca que a política é para quem tem vocação.

Câmara em Destaque –Depois de quatro disputas, o senhor finalmente chega a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal. Diante de tanta persistência,  como o senhor avalia ser vereador?

Joãozinho Freitas – Difícil, mas atraente, desafiador e empolgante. Estou aqui, faz menos de um ano, mas estou gostando, porque foi a esse trabalho que me propus. Ser político é para quem tem vocação, porque são muitos os obstáculos, principalmente para um vereador comunitário como eu. Não vou reclamar por está fazendo algo que gosto.

Câmara em Destaque – E  como o senhor avalia sua atuação? Quais suas propostas de relevância?

Joãozinho Freitas –Todas as minhas propostas, meus requerimentos estão sendo aprovados. Esse tipo de propositura, a gente apresenta aqui e corre atrás. Já apresentei. A reforma da escola Olinda Desterro, na Vicente Fialho, já está em fase final, uma emenda de R$ 150 mil será destinada à praça do Cohajali, que terá o nome de Teodoro Morais, o Dodó, um grande desportista da Vicente Fialho, a recuperação da cobertura da feira do bairro, uma indicação para pavimentação de 3 ruas da Vila Cruzado, a operação Tapa Buracos na Fialho, uma academia na praça Antonio Frazão, no Turu e o Mais Asfalto no Matões, e conseguimos a distribuição de peixe no Cantinho do Céu e outros bairros. São pedidos da autoria desse vereador que estão sendo atendidos, como o asfalto da rua do Hipermercado da Cohab e assim vamos trabalhando, pedindo aqui e acolá, numa secretaria num outro órgão e assim a gente vai abrindo espaço em benefício do povo… A Carol Estrela, da Limpeza Pública, por exemplo, tem atendidos todos os nossos pleitos. Ela vem fazendo um grande trabalho em sua área.

Câmara em Destaque- Mas o senhor é da base governista…

Joaozinho Freitas – Sim da base governista, tenho a parceria com o vereador Pedro Lucas, de quem sou suplente. Concorri por essa coligação que levou o prefeito Edivaldo Holanda Júnior à reeleição, e vejo que ele vem superando todos os obstáculos e fazendo uma administração exemplar. Posso lhe garantir que para 2018, tenho dois pré-candidatos definidos: O Pedro Lucas para a Câmara Federal e o governador Flávio Dino para a reeleição, ele vem modificando a estrutura administrativa do Estado. Sou governista, faço parte desse grupo e estamos no caminho certo.

Câmara em Destaque-O Congresso acaba de aprovar o fim das coligações, dentro do processo de reforma política,  mas só  a partir de 2020, nas eleições municipais. Isso não soa como uma discriminação para com os políticos municipalistas?

Joãozinho Freitas – Discriminação, não posso afirmar, mas que prejudica muito aos pequenos partidos, prejudica. Beneficia apenas aos grandes da política. Até então, pequenas siglas se uniam para a conquista do quociente eleitoral para eleger seus parlamentares, agora, vai ser eleito quem realmente tem voto. É bom  por um lado e ruim por outro. Mas a proposta foi aprovada, vai entrar em prática e só será eleito quem realmente tiver a simpatia do eleitor. A sorte está lançada.

Câmara em Destaque –Com relação ao perfil da Câmara Municipal, o que o senhor tem a dizer?

Joãozinho Freitas –  Sou um neófito na Câmara e, como principiante, estou ainda no aprendizado, mas observo uma vontade extremada de cada um dos meus colegas de trabalhar em benefício da coletividade, cada um à sua maneira. Vejo no presidente Astro uma grande liderança, um amigo, sempre  disposto a orientar e vislumbro uma Câmara afável, do mais humilde funcionário até ao presidente. Estou num ambiente agradável, com os embates que acontecem em qualquer parlamento, e que não deixam rusgas.

Câmara em Destaque –O senhor  trabalha com a hipótese da titularização…

 Joãozinho Freitas – Claro que sim. Nenhum político trabalha pensando no pior, sempre sonhamos, sempre almejamos uma posição mais elevada. Eu  vejo a possibilidade de dois colegas da coligação se elegerem. O Marcial Lima para a Assembleia Legislativa e o Pedro Lucas para a  Câmara Federal. Isso abrirá espaços para dois suplentes que hoje ocupam cadeiras. Eu e o Domingos Paz, e já vislumbro ser titular na eleição de 2020. Tenho trabalhado para isso e agradeço aos eleitores, aos meus amigos, à família e a Deus por está na Câmara. Quanta gente tenta, tenta e não consegue? E eu estou conseguindo, graças ao povo e ao criador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *