E-mail pra dona Bibi

 Bom dia minha pretinha! Conforme o combinado, aqui estou eu de novo, pra te colocar a par das melhores da semana. O mar não tá pra peixe, Bibi! Muita chuva, dezenas de municípios devastados pelas enchentes. Parece o dilúvio em algumas dessas cidades. Em Tuntum, por exemplo, para que tenhas uma ideia, o muro do estádio de futebol ruiu por completo. Até parecia castelo de areia. Muitas cenas dramáticas.

Em Barra do Corda, uma criança morreu arrastada pelas chuvas. E a situação perdura em várias regiões, principalmente no Médio Mearim, onde Marajá do Sena e Trizidela do Vale estão quase que submersas. Parece cenas daqueles filmes de catástrofes que os norte-americanos gostam de realizar. Esperamos que São Pedro dê uma trégua, minha gata.

E ainda existem otários pesando que o PT reúne condições de voltar ao poder. Tem que ser sonhador mesmo, deve ser lunático quem imagina isso. Além de Lula está preso, o Zé Dirceu principal articulador do mensalão, levou uma varada da Justiça e com, certeza retornará ao xilindró. Sua condenação foi de 41 anos de cadeia.

Concedeu entrevista quilométrica na Folha, esta semana, ainda se achando o tal. Ressaltou que continuará lutando pela democracia, contra as injustiças e aquele palavreado empolado que as esquerdas utilizam tentando embromar zé-mané.

E a senadora Gleisi Hoffman, que é chamada de “A amante” em relatório da PF, se descabela toda, a cada derrota do seu grupo na Justiça. Concedeu entrevista na TV Al Jazeera, em que convoca até o mundo árabe para tirar o Lula da cadeia. Eu hein?

Falando em Justiça, o secretário estadual de Saúde, Carlos Lula, já levou duas varadas do STJ. Seus dois pedidos para trancamento do inquérito relativos à operação Sermão aos Peixes, que apura desvio de R$ 18 milhões dos cofres do órgão, foram negados. Hum hum.  Tem coelho nessa mata.

Bem, vamos agora às mais interessantes daqui.

*

A eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal está judicializada. Chegou aos tribunais. Negócio é o seguinte: Quase ao final de uma década como presidente daquele poder, o vereador Isaías Pereirinha fez aprovar projeto extinguindo a reeleição para os membros da Mesa.

*

Só que, atualmente, o PSL entendeu que o projeto que proibiu a reeleição, foi aprovado de forma equivocada, já que não houve interstício entre o primeiro e o segundo turno e acionou a Justiça, para  possibilitar que o presidente Astro de Ogum pudesse concorrer à reeleição.

*

Antes, o desembargador Jamil Gedeon, provocado pelo PTB,  anunciara que a reeleição estava proibida. Já o desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos acatou, em caráter liminar a ação do PSL e permitiu a reeleição dos membros da Mesa.

*

Aí veio novamente o desembargador Jamil Gedeon e, em nova liminar, cassou a decisão do colega,  determinando que Astro de Ogum estabelecesse uma data para a  eleição. A briga, na realidade, é entre Astro de Ogum e o vereador Osmar Filho.

*

Por conta disso, Astro de Ogum já divulgou edital convocando a eleição para o próximo dia 5 de agosto. Na próxima quarta-feira, o Pleno do TJ deverá decidir esse problema, mas o PTB, através do vereador Pedro Lucas, ajuizou um Medida de Segurança, para que o Judiciário revogue o edital e convoque eleição para o prazo de 48 horas.

*

Isso faz lembrar quando o deputado estadual Edvaldo Holanda se elegeu presidente da Câmara Municipal, lá no início da década de 1980. O parangolé foi tão grande que ele e seu grupo realizaram a eleição foi no meio da rua, em plena  Praça João Lisboa. Arre égua!

*

Mas quando todo mundo pensava que  situação estava resolvida, eis que a Sétima Vara da Fazenda Pública decidiu que o presidente Astro terá que convocar eleição dentro de cinco dias, sob pena de pagar 100 mil contos por dias passado o prazo.

 

E na Assembleia Legislativa, minha gata, o caldeirão esteve em ebulição esta semana. Os deputados Carlinhos Florêncio e Roberto Costa quase vão aos tapas. Eles disputam o poder político na cidade de Bacabal, onde o filho do deputado, Florêncio Neto é vice-prefeito.

*

Quem fez sua estreia no xilindró esta semana foi o ex-prefeito de Santa Quitéria, Osmar Leal,  conhecido como Manin. Foi preso juntamente com um grupo de cinco ex-auxiliares.

*

Manin teve tanta influência na região, que chegou a eleger uma filha prefeita da cidade de Araioses, desbancando a então prefeita Luciana Trinta, esposa do ex-deputado federal Remi Trinta.

*

O Ministério Público vasculhou a administração de Manin e encontrou uma série de indício que apontam para o desvio do dinheiro público. Acabou sendo levado preso.

*

A prisão de Manin acendeu a luz vermelha para um grupo de ex-gestores que deixaram os cargos sob o signo da suspeita, como é o caso de Júnior Franco, que exerceu um mandato e meio na cidade de Cururupu.

*

Júnior Franco assumiu dois anos de mandato inicialmente, quando a Justiça cassou o então prefeito Francisco Pestana. Se reelegeu e saiu sob a acusação de vários desmandos administrativos. Deve procurar uma boa banca de advogados.

*

Ih, Bibi   vai te preparando para a emoção. Vais ganhar mais um bisneto. Noa chega em final de julho. Filho da Tâmara. Filipe está num pé e noutro pra conhecer o irmãozinho.

*

Acho que nem havia te contado. Teu sobrinho, o Beca, filho da tia Francisca, entrou forte na política. Eleito vereador em Raposa, deu um banho em muito parlamentar experiente. Foi eleito e reeleito presidente da Câmara Municipal.

*

A engenharia do Maranhão é diferente Bibi. Trafeguei pela Ponte São Francisco sob uma forte chuva e aí foi que descobri que nela passa água por baixo e por cima também. Um alagamento total. Vixe Maria!

*

O vereador Marcial Lima organizou uma audiência pública na sexta-feira lá na Câmara Municipal, sobre piso salarial no serviço público. Lá debaixo das mangueiras, neguinho gozava com vascaínos eu, dizendo que era um painel sobre o Vasco da Gama.

*

É que, na véspera, o Vasco caiu de quatro para o Racing da Argentina.  Poderia ser um placar mais elástico, não fosse o goleiro uruguaio Martim Silva, que ainda defendeu dois pênaltis.

*

Bem, minha gata, com essa, teu pretinho vai se despedindo neste domingo, rogando a Deus para  que tudo dê certo e possa voltar na próxima semana, com muito mais informações.

*

Beijão desse filhote que jamais deixará de te amar

Djalma

N.E. Dona Bibi é alusão a Benedita Rodrigues, minha mãe biológica, que fez a viagem celestial em 8 de dezembro de 1965, aos 28 anos de idade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *