A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, nessa segunda-feira (28), no Maranhão, diversas escoltas de caminhões e carretas para o interior do Estado, que totalizaram mais de 200 veículos de carga.
Os trabalhos começaram na terça-feira (22), um dia após o início do movimento grevista dos caminhoneiros. Segundo a PRF, foram centenas de veículos que contaram com o aparato policial no Maranhão. A maior quantidade de veículos escoltados foi saindo de São Luís, onde está localizado o complexo portuário do Maranhão, um dos maiores do país.
No terceiro dia de manifestação o complexo portuário foi cercado por quatro pontos de bloqueios a veículos de carga. A intenção do movimento grevista era evitar a saída de produtos do Porto, especialmente de combustíveis. O ponto que impedia a passagem para a capital, no acesso da BR-135, em frente à Liquigás, foi desfeito com a intervenção policial, o que normalizou o abastecimento na Ilha de São Luís. Em seguida, começaram os batedores para o interior do Maranhão e para o Estado do Piauí, que também recebe diversos produtos a partir da região portuária de São Luís.
Por volta do meio dia de segunda-feira, foi realizado um batedor de cerca de 18 veículos saindo do Porto em direção a Caxias e Teresina. Às 20h outro comboio com cerca de quarenta veículos de carga também saiu da região portuária com destino ao interior do estado. Uma equipe PRF fez uma escolta de Codó para Caxias e Teresina/PI. Doze carretas transportavam combustível e dez levavam gás GLP (gás de cozinha). Esse trabalho contou com quatro equipes da PRF e duas da Polícia Militar de Caxias. No dia anterior, um comboio PRF e Polícia Militar, formado por mais de trinta caminhões, transportou combustível de Açailândia para Imperatriz, o que garantiu o abastecimento na segunda maior cidade do Estado.
Uma equipe do Núcleo de Operações Especiais da PRF fez 4 escoltas com aproximadamente cento e vinte veículos. Durante a noite /madrugada o NOE realizou a última escolta, com cerca de setenta caminhões e carretas.
Equipes do Exército Brasileiro participaram ao menos de duas escolas nesta segunda-feira. De acordo com a PRF, os trabalhos continuarão enquanto durar os bloqueios de caminhoneiros a veículos de carga.