E-mail pra dona Bibi

Olá, minha fofura, muito bom dia! Espero que estas poucas e mal traçadas venham a encontra-la na mais completa harmonia por aí, ao lado do Criador.  Ufa, cidadã! Finalmente terminou aquela xaropada do horário eleitoral na rádio e na televisão, exibição de candidatos que, de gratuito não tem nada. Nós, pobres contribuintes pagamos a fatura.

Entre mortos e feridos na disputa presidencial, as pesquisas apontam o Jair Bolsonaro e Antonio Hadad como prováveis candidatos que irão para o segundo turno. Mas há quem admita a possibilidade do Bolsonaro liquidar a fatura logo é no primeiro tempo. Vamos tirar isso a limpo neste domingo.

Na realidade, fiicamos entre a cruz e a espada. De um lado, o  Hadad, filhote do Lula e, consequentemente, da Lava Jato, do Mensalão e do Petrolão. Do outro,  o Jair Bolsonaro, que neguinho acusa de ser homofóbico, misógino e outros teréns. Para quem não sabe, misógeno é homem que tem repulsa às mulheres.

Ele sobreviveu a uma facada durante comício em Belo Horizonte, escapou de todos os debates, angariou a solidariedade de uma significativa parcela da população e agora pode até vencer no primeiro turno, conforme avaliam alguns analistas políticos, muito embora a maioria deles não consiga se eleger sequer para síndico do quarteirão.

Analista político é uma coisa interessante. Lá em meados dos anos 1990, surgiu por aqui um desses. Toda eleição ela fazia projeção, dava aulas para candidatos e coisa e loisa. Tentou ser vereador, deputado estadual, deputado federal e nunca sequer ficou numa boa suplência. Arrumou as malas e se mandou para um estado da região Sul, onde está até hoje.

Bem morena, vamos agora às mais importantes da semana por aqui no Maranhão.

*

Maior siribolo a última pesquisa do Ibope. Deu Flávio Dino na cabeça, para vencer no primeiro turno. O grupo da Roseana chiou e o instituto reconheceu erro na prospecção da pesquisa, afirmando que em São Luis, entrevistaram apenas 168 pessoas.

*

Com isso, o grupo Sarney botou a boca no trombone, alardeando aos quatro cantos do Estado que haveria segundo turno. Vamos ver é hoje quem está com a razão.

*

Outro quiprocuó que pode acontecer por estas bandas é se o Bolsonaro realmente vencer as eleições. É que a ex-deputada Maura Jorge, que está na disputa e é correligionária do homem, já anunciou que se ele for eleito, todos os cargos federais no Estado serão assumidos por indicação dela.

*

Acho que a ex-parlamentar está lelé da cuca. A coruja pia é do outro lado em se tratando dessas coisas. Lembro que o João Castelo era correligionário do Collor,     que venceu naquela época, mas a maioria dos cargos ficou com o grupo Sarney.

*

Além do mais, o presidente nacional do PSL, o Luciano Bivar, sempre revela que o comandante da sigla no Maranhão é o Chico Carvalho. Por isso é que afirmo, que se o Bolsonaro ganhar, vai ter muito parangolé.

*

Agora, caso o Hadad seja o vencedor, a coisa será calma? Nada disso, o caldeirão vai entrar em ebulição. Isso porque o petista é apoiado tanto pelo governador Flávio Dino como pela família Sarney.

*

Me diz uma coisa, Bibi: qual  a razão do vereador Pavão Filho, líder do governo Edivaldo Júnior na Câmara, não apoiar o pai deste, o deputado estadual Edvaldo Holanda para a reeleição na Assembleia Legislativa. Ele apoia é o Pará Figueiredo.

*

O presidente da Câmara Municipal, Astro de Ogum, tem maiores pretensões políticas para o futuro. Ele está muito apegado à zona rural nos últimos meses, já tendo conseguido asfaltamento para mais de 100 ruas naquele setor.

*

O jornal impresso está mesmo em crise. No O Imparcial, demitiram, esta semana, todos os diagramadores e mais um conhecido fotógrafo. Paga-se indenizações agora para economizar no futuro.

*

Me disseram que a campanha de Ricardo Murad está mixuruca, em termos financeiros. As campanhas passadas do homem eram muito vistosas. Este ano, está esvaziada.

*

O deputado Sérgio Frota tem números de pesquisas que dizem garantir a reeleição dele para a Assembleia Legislativa. Guarda tais resultados a sete chaves.

*

Pai Dudu, que chamo de Mãe Dudu, por motivos óbvios, diz pelos corredores da Câmara Municipal e Assembleia Legislativa, que haverá segundo turno no Maranhão. Afirma ter base em contatos com suas entidades.

*

A desembargadora Sarney manteve portaria de sua autoria, determinando a Lei Seca neste domingo, dia das eleições. Não sei não, mas dificilmente neguinho consegue respeitar tal norma.

*

Ele negou provimento a um mandado de segurança impetrado pelo Sindicato das Empresas de Turismo, que pedia a revogação da proibição. Mesmo assim, pago um doce a quem apostar comigo se neguinho não vai encher a cara antes, durante e depois do pleito.

*

Dos deputados de mandato que estavam “pendurados”, somente o Hemetério Weba ficou fora da disputa. Sérgio Frota conquistou,  na Justiça Eleitoral, o direito de concorrer. Eles tiveram as respectivas candidaturas impugnadas.

*

Fotografaram, filmaram  e publicaram imagens de uma cinematográfica mansão construída pelo deputado Paulo Neto em sua cidade, Mata Roma.

*

Acho que foi melhor pra ele, porque, no Maranhão, pobre gosta de votar é em quem é rico. Isso já foi constatado dezenas de anos atrás. Tipo de tática adversária que não surte o efeito desejado.

*

O titular  aqui da coluna vai comentar a marcha da votação e das apurações, neste domingo, a partir das 15 horas, na  Mais FM. Foi convidado por Augusto Júnior, um dos diretores da emissora.

*

Pesquisas de sexta-feira já apontavam crescimento vertiginoso de Bolsonaro, por conta de adesões de lideranças de vários partidos.

*

Se o Hadad vencer o pleito, podem contar que o ministério vai despachar é lá na Superintendência da Policia Federal em Curitiba e não no Palácio do Planalto.

*

Bem, minha gata, com essa teu pretinho vai ficando por aqui, garantindo retorno na próxima semana, se Deus quiser. E ele quer, porque sempre foi bacana com esse teu pimpolho.

*

Beijão desse filhote que jamais deixará de te amar

Djalma

N.R- Bibi é Benedita Rodrigues, mãe do redator. Ela faleceu em 8 de dezembro de 1965, aos 28 anos de idade, em São Luis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *