Parque dos Lençóis Maranhenses é candidato a Patrimônio Natural da Unesco

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses localizado em Barreirinhas, 252 km de São Luís, é candidato a Patrimônio Mundial Natural da Humanidade concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Os documentos da candidatura foram enviados de forma eletrônica pelo Governo Federal para a Unesco e serão analisados durante uma reunião da organização em 2020. Para receber ou concorrer esse título é preciso que o local tenha pelo menos uma das características exigidas pela Unesco.

O Parque Nacional possui três características dentre elas a conservação da biodiversidade, a beleza rara do local e a diversidade da fauna e flora. A concessão do título ao parque pode ajudar a aumentar o potencial turístico e econômico da região, atraindo novos turistas brasileiros e estrangeiros que ainda não conhecem as belezas naturais do Lençóis Maranhenses.

O Brasil possui sete locais que são considerados patrimônios mundiais naturais pela Unesco. Dentre eles estão o Parque Nacional do Iguaçu em Foz do Iguaçu no Paraná, a Mata Atlântica – Reservas do Sudeste em São Paulo e no Paraná, Costa do Descobrimento – Reservas da Mata Atlântica na Bahia e Espírito Santo, o Complexo de Áreas Protegidas da Amazônia Central, Complexo de Áreas Protegidas do Pantanal em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Áreas protegidas do Cerrado – Parques Nacionais da Chapada dos Veadeiros e das Emas em Goiás e as Ilhas Atlânticas Brasileiras – Atol das Rocas e Fernando de Noronha em Natal e Pernambuco.

Em 1997, a Unesco concedeu ao Centro Histórico de São Luís o título de cidade Patrimônio Mundial da Humanidade em Napóles na Itália. O conjunto arquitetônico da região possui 406 anos de história e possui um acervo de mais de mil prédios construídos nos séculos 18 e 19, revestidos com azulejos portugueses e inspirado no urbanismo espanhol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *