Sálvio Dino visita a Assembleia Legislativa, onde fará palestra na próxima segunda-feira

Sálvio Dino conversa com Djalma Rodrigues, Valney Pereira e Pablo Eceiza

Jornalista, advogado, escritor, ex-deputado estadual, membro das Academias Maranhense, Imperatrizense e Grajauense de Letras, Sálvio Dino, pai do governador Flávio Dino, foi convidado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto (PC do B),  e aceitou  proferir palestra na próxima segunda-feira (25), no Salão Nobre do Poder Legislativo do  Maranhão, com a temática  “184 anos do Poder Legislativo e a importância histórica das obras raras encontradas no Parlamento”.

O tema da palestra tem como base além da comemoração dos 184 anos de fundação da AL, o Dia do Poder Legislativo e a abertura da Exposição “Memorial do Legislativo Maranhense”. Ele abordará a importância histórica de 13 obras raras que compõem o Projeto “Memorial do Legislativo Maranhense”. As  obras  foram encontradas durante o processo de restauração de documentos manuscritos e impressos do Legilativo Estadual,  iniciado em fevereiro do ano passado.

Dentre as raridades, que datam de 1894 a 1953, foram descobertos registros de atas, expedientes, sessões extraordinárias, atividades parlamentares e leis estaduais relevantes. O material histórico já passou por limpeza, higienização, catalogação e se encontra em fase de digitalização. “Tivemos o cuidado de manter tudo 100% original, pois são peças que fazem parte da história do Maranhão”, explicou  o diretor de Administração da AL, Antino Noleto.

No final da tarde, Sálvio Dino esteve no gabinete da presidência da AL, onde foi recebido pelos diretores Valney  Pereira (Geral) e Antino Noleto (Administração), além da equipe de Documentação e Registro, dirigido por Simone Limeira e outros assessores da casa legislativa.

Manuseou as peças que compõem o acervo da exposição e disse estar lisonjeado. “Estou rejuvenescido, muito feliz em poder voltar a esta casa. Quero louvar a iniciativa do presidente Othelino Neto, um jovem de visão. Esse ação significa  um trabalho voltado para o futuro, para as novas gerações, que terão a oportunidade de conhecer o passado da Assembleia Legislativa”, disse Sálvio Dino.

MULHERES NO PARLAMENTO 

Numa descontraída conversa, disse aos interlocutores que projeta escrever uma obra sobre a participação das mulheres no Parlamento. “Elas ainda são discriminadas. Só vieram participar ativamente da vida pública a partir de 1932, quando Getúlio Vargas instituiu o voto secreto e o voto feminino. No Maranhão, tivemos como primeiras parlamentares, na eleição daquele ano, Rosa Castro e Zuleide Bogéa. Depois,  na década de 1940, Dalva Bacelar”, afirmou.

Disse ainda Sálvio Dino, ter ficado satisfeito com os avanços conquistados pela mulher, ao destacar que hoje, são 8 parlamentares na Assembleia  Legislativa, sendo que do total, seis estão ocupando cargos na Mesa Diretora. Para ele, isso representa um grande salto para  a mulher na política do Maranhão.

CARREIRA

Sálvio Dino iniciou a carreira política em 1954 ao ser eleito vereador de São Luís, sendo reeleito em 1958. Foi eleito deputado estadual em 1962. Cassado em 1964, teve seus direitos políticos cassados.

Voltou à política em 1974 ao ser eleito deputado. Nas eleições de 1988, foi eleito prefeito de João Lisboa pelo PFL.

Candidatou-se a deputado estadual pelo estado do Maranhão em 1994 e a prefeito de João Lisboa em 2000 e 2004, sem lograr êxito.

Nas eleições de 1996, candidatou-se a prefeito de João Lisboa, sendo eleito para o segundo mandato.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *