Daniella Tema comemora aprovação de projeto de lei sobre a Endometriose

Nesta quarta-feira (22), a deputada estadual Daniella Tema (DEM) comemorou a aprovação, em primeiro turno, do projeto de lei de sua autoria que institui no calendário oficial do Estado do Maranhão a Semana Estadual de Educação Preventiva e Enfrentamento à Endometriose, a ser realizada, anualmente, na semana do dia 13 de março, em comemoração à 1º Endo Marcha no Brasil.

“Gostaria de agradecer aos colegas parlamentares por votarem a favor deste importante projeto de lei. A semana estadual de educação preventiva e de enfrentamento à endometriose visa promover a divulgação de ações preventivas, alertar e informar a sociedade para os riscos desta doença, buscando sempre o melhor tratamento no início dos sintomas. Agora, vamos aguardar a aprovação, em segundo turno, para que o nosso projeto de lei seja sancionado pelo governador”, declarou a deputada estadual.

Endometriose

A Endometriose é uma doença caracterizada pela presença do endométrio – tecido que reveste o interior do útero, fora da cavidade uterina, ou seja, em outros órgãos da pelve: trompas, ovários, intestinos e bexiga.

Uma das teorias para explicar o aparecimento de endometriose é que um pouco desse sangue migra no sentido oposto e cai nos ovários ou na cavidade abdominal, causando a lesão endometriótica. A doença pode apresentar diferentes sintomas, ou pode ser assintomática. Por isso, muitas vezes o diagnóstico é feito de forma tardia, agravando o quadro clínico da portadora. Apesar de acometer 200 milhões de mulheres em todo o mundo, a maioria delas não têm acesso às informações e às formas de tratamento da doença, induzindo muitas pacientes a acreditar que é uma “cólica forte”, algo “normal”.

“Esta é uma doença grave, que nós, mulheres, precisamos ficar em alerta. O nosso projeto de lei é fundamentado na manifestação popular que chegou até nós por iniciativa da fisioterapeuta Denise Santos, coordenadora da Marcha da Endometriose, que hoje foi representada pela sua mãe Sueli Andrade, nesta importante sessão. Estamos confiantes na aprovação, em segundo turno, deste projeto e esperamos, em breve, a inclusão no calendário anual do Estado”, finalizou a deputada Daniella Tema.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *