Daniella Tema participa da solenidade de entrega de títulos de terras, no Palácio dos Leões

Os deputados Ciro Neto (PP), Daniela Tema (DEM) e Adelmo Soares (PCdoB) participaram da cerimônia de entrega de títulos de terra do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), na tarde desta quinta-feira (30), no Palácio dos Leões.

A cerimônia foi presidida pelo governador Flávio Dino (PCdoB) e contou ainda com a presença do deputado federal José Carlos (PT), do secretário de Estado de Agricultura Familiar (SAF), Júlio César Mendonça, do Superintendente do Banco do Nordeste (BNB), Adaíldo José Fortes, e do superintendente federal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Maranhão, Antônio José dos Santos.

A prefeita de Cururupu, Rosinha (PCdoB), e o presidente da Associação dos Agricultores e Agricultoras Rurais do Povoado Olho D’água, José de Ribamar Pereira Costa, do município de Coroatá, representaram, respectivamente, os demais prefeitos dos municípios contemplados e as famílias beneficiadas.

Famílias beneficiadas

Na oportunidade, foram entregues títulos de terra e recursos, não reembolsáveis, para a execução de projetos produtivos para um total de 105 famílias dos municípios de Cururupu, Coroatá, Tuntum e Mirador, totalizando investimentos da ordem de R$ 2.450.000,00, referentes à aquisição e produção para uma área de 1.022 hectares. Os benefícios são do Programa Nacional de Crédito Fundiário, do Governo Federal, executado pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar.

As entidades beneficiadas foram a Associação de Desenvolvimento de Agricultores Familiares do Povoado Atoleiro, em Mirador, com 18 famílias; Associação dos Agricultores e Agricultoras Familiares da Fazenda São Bento, em Cururupu, com 20 famílias; Associação de Mães e Moradores do Povoado Centro dos Teixeira, em Tuntum, com 35 famílias e Associação dos Agricultores e Agricultoras Rurais do Povoado Olho D’água, em Coroatá, com 29 famílias.

Agradecimentos dos beneficiados

“Estou muito feliz e agradecido por esse momento. Agradeço ao governador e a todos que nos ajudaram. Lutamos durante 13 anos para conquistar essa terra. Hoje, é só agradecimento e muita felicidade. Nossa esperança de vida se renova com a conquista dessa terra que vai nos permitir trabalhar e melhorar as condições de vida de nossas famílias”, afirmou o trabalhador rural José de Ribamar Pereira Costa.

A prefeita de Cururupu agradeceu ao governador e toda a equipe da SAF pelo trabalho realizado e parabenizou as famílias de agricultores familiares beneficiadas com a aquisição da terra e os projetos produtivos.

Segundo Júlio Mendonça, o PNCF é um programa de fundamental importância para o desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar no Estado do Maranhão, pois financia a aquisição da terra e os projetos produtivos a serem implantados nas áreas adquiridas. “Essas conquistas se devem à determinação do governador Flávio Dino, que criou a Secretaria de Agricultura Familiar e resgatou o PNCF, que estava desativado no Maranhão desde 2006. O PNCF atua, hoje, em 135 municípios e já beneficiou mais de 12 mil famílias”, destacou.

Compromisso com a produção

O deputado Adelmo Soares ressaltou a importância do PNCF, resgatado na sua gestão à frente da SAF e a expansão desse programa de reforma agrária no Maranhão. “Uma das questões fundamentais para desenvolver a agricultura familiar é o acesso ao crédito e uma das condições para isto é o acesso à terra, por isso a importância do PNCF, que financia a terra e os recursos necessários para fazê-la produzir. Parabenizo o governador Flávio Dino pelo seu compromisso com a produção e o Sistema SAF, por mais essa grande conquista”, enfatizou.

Ciro Neto considerou a entrega de títulos um passo importante na evolução do desenvolvimento e fortalecimento do setor produtivo, principalmente a agricultura familiar. “Com o título da terra, essas famílias de agricultores familiares terão acesso ao crédito e, assim, adquirir condições de produzir com qualidade e elevar a economia de nosso estado”, pontuou.

Para Daniela Tema, mais uma vez o governador Flávio Dino se mostra sensível às causas do povo do Maranhão ao entregar títulos de terra a famílias de agricultores familiares. “Esses títulos vão ajudar muito essas famílias a adquirir financiamentos para custeio. Isto vai impulsionar a produção, gerar renda e movimentar a economia local”, salientou.

O deputado federal José Carlos (PT) disse que o governador Flávio Dino tem tido um olhar bastante diferenciado em relação ao segmento da agricultura familiar e foi o primeiro governador que criou a Secretaria de Agricultura Familiar, reivindicação do Partido dos Trabalhadores (PT).

“O governador tem a certeza que o jargão que vem do campo, que diz ‘se o trabalhador do campo não roça, não almoça; se o trabalhador do campo não planta, não janta’. Por isso, Flávio Dino tem investido muito na produção, principalmente quando o trabalhador rural tem sofrido ameaças muito fortes do Governo Federal. Parabenizo o governador e toda sua equipe por esse trabalho”, complementou José Carlos.

Em sua fala, Flávio Dino afirmou que desenvolvimento se assenta sob duas colunas, sendo a primeira a educação e a segunda, a produção. “Não existe sociedade desenvolvida no mundo que não seja baseada nessa dupla, educação e produção. Vamos inaugurar, em 15 dias, 12 escolas, coisa que nunca foi feita em nosso estado. É uma média de quase uma escola por dia. Estamos trabalhando duro para fazer com que a SAF desenvolva todas as políticas públicas de apoiou e fortalecimento da agricultura familiar. Agradeço a todos os nossos parceiros nessa empreitada”, ressaltou.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *