Museu da Gastronomia do Maranhão é inaugurado em São Luís

 

O prefeito Edivaldo Hlanda Jr., inaugurou, nessa quinta-feira (13) o Museu da Gastronomia Maranhense, na rua da Estrela, no Centro Histórico de São Luís. O museu reúne exposições sobre a história da culinária maranhense, além de ter um espaço dedicado para a realização de cursos de capacitação na área da gastronomia.

O museu funciona de segunda à sexta, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 12h. Instalado em um prédio da era colonial, o local reúne pratos, bebidas tradicionais e representações da culinária local do Maranhão. A obra é uma parceria do Ministério do Turismo, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan) e da Prefeitura de São Luís.

Entre as delícias tipicamente expostas, estão o tradicional arroz de cuxá, a torta de camarão, de caranguejo, os doces de abóbora e buriti, além de bebidas e licores de frutas típicas do estado, como bacuri, cupuaçu, murici, jenipapo e juçara, conhecido também como açaí. Além disso, estão serão expostos aos turistas a cachaça tiquira e o tradicional guaraná Jesus.

Os festivais gastronômicos do Maranhão também podem ser apreciados durante a visitação. Dentre os mais famosos, estão a Festa da Juçara, que ocorre todos os anos no bairro Maracanã, na zona rural da capital. Os turistas também poderão conhecer um pouco da culinária maranhense no São João e seus elementos folclóricos como o bumba meu boi e suas variações de sotaques, ritmos, indumentárias e instrumentos musicais.

O artesanato e as especiarias maranhenses também são uns dos destaques do museu. Estão expostos produtos que são comercializados na Casa das Tulhas, uma das feiras mais tradicionais de São Luís, e que possui riqueza de detalhes arquitetônicos, além da grande variedade de produtos como peixes, temperos, farinhas, castanhas, cachaças artesanais e licores.

Além dos sabores tipicamente maranhenses, o Museu da Gastronomia possui uma área dedicada a contar a história da culinária no estado por meio de objetos e utensílios que são usados para a preparação dos pratos típicos. A exemplo está a representação das ‘Casas de Roça’, que são localizadas na zona rural do estado, onde estão expostos a bateria, uma estrutura de ferro usada para guardar os utensílios, além das tradicionais panelas de barro.

 

Os manguezais do Maranhão são uma das sessões que podem ser apreciadas pelos visitantes. O ecossistema foi lembrado por contribuir com ingredientes que fazem parte da culinária local, como o caranguejo, o sururu e o sarnambi. O museu também dedicou um espaço para as sobremesas maranhenses, como o picolé e sorvete de coco, que são consumidos diariamente por turistas e maranhenses, e conhecido popularmente no estado como ‘tina’.

Para a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo, o objetivo do museu é oferecer aos visitantes uma experiência inesquecível pelos sabores da culinária do Maranhão, expondo ao mundo as tradições do estado e seus hábitos alimentares.

“O museu vem desenvolver o sentimento de pertencimento à medida em que promove a valorização das tradições que envolvem a gastronomia maranhense. Este é um importante equipamento que vai valorizar ainda mais a gastronomia local como um elemento forte da nossa identidade cultural”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *