Show de Elba Ramalho e grupos folclóricos encerram temporada 2019 do Arraial da Praça

 Com show da nordestina Elba Ramalho, marcado para as 22h, o Arraial da Praça Maria Aragão fecha com êxito sua programação junina, neste domingo (30). No encerramento do festejo está sendo esperada uma multidão que será embalada pelas músicas da paraibana que inclui em seu repertório canções como ‘Bate Coração’, ‘Banho de Cheiro’, ‘Frevo Mulher’, ‘Forró Xennhennhém’ e outras. Realizado pela Prefeitura de São Luís e Governo do Estado, o São João na Maria Aragão repete também este ano o sucesso de público que consagrou o espaço como um dos melhores e mais tradicionais espaços juninos de São Luís. Foram 12 dias de festividades com cerca de 100 atrações, para ofertar a moradores e turistas o que há de melhor das manifestações culturais maranhenses. A ação integra a política cultural desenvolvida na gestão do prefeito Edvaldo Holanda Junior.

Na noite de abertura do arraial, que teve o show do cantor nordestino, Alceu Valença o público presente na Maria Aragão foi em torno de 50 mil pessoas. A organização do evento acredita que o show da cantora Elba Ramalho supere essa marca no encerramento dos festejos juninos no espaço que na noite que registrou menor público recebeu cerca de 15 mil pessoas.

“Como já era esperado, o Arraial da Praça Maria Aragão tem atraído um grande número de pessoas em todos os dias de evento. E não era para menos, pois preparamos uma programação bastante diversificada para contemplar toda a pluralidade da nossa cultural, priorizando a participação de artistas locais, os ritmos, sotaques, as danças e as mais genuínas manifestações do folclore ludovicense. A população e os turistas participam com muita alegria das festividades em nossos espaços oficiais, montados com toda a estrutura que proporcionaram aos visitantes brincar com total tranquilidade e segurança”, afirmou o prefeito Edivaldo Holanda Junior.

O encerramento da festança no espaço terá ainda diversas apresentações de grupos culturais e atrações de forró pé de serra com Chiquinho do Acordeon, grupos Xote e Baião e Grude Aí, das 20h às 22h. O visitante vai poder apreciar ainda no último dia de festança apresentações do Bumba Meu Boi de Orquestra Mimoso da Apae, às 18h; Tambor de Crioula do Maranhão -Mestre Basílio, às 19h; Bumba Meu Boi de Orquestra Mocidade de Rosário, às 20h; Grupo Alternativo Novilho Branco, às 21h; Cacuriá de Dona Teté, à meia-noite; Grupo Alternativo Boi Pirilampo, 1h.

“O Arraial da Maria Aragão mais uma vez tem superado todas as expectativas. Todos os dias o público compareceu em massa. E essa grande participação da população de diferentes idades e segmentos sociais nos mostra que estamos no caminho certo. A festa está linda e com atrações que contemplam toda a diversidade da nossa cultura”, observou o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão.

Durante as apresentações no Arraial da Maria Aragão, que recebe uma média de 10 atrações por noite, os grupos de Bumba Meu Boi representantes dos cinco sotaques tradicionais da cultura maranhense e as diversas atrações de danças regionais, quadrilhas juninas tradicionais e estilizadas, tambor de crioula, cacuriá, dança country, dança portuguesa, entre outras manifestações deram um show à parte nas apresentações, encantando os presentes com seu ritmo, seu brilho, suas indumentárias coloridas, entre outros elementos que fazem do São João de São Luís um dos melhores do país.

ESPAÇOS

As atrações na Praça Maria Aragão se revezaram em três espaços. Além do palco principal e plataforma central para as apresentações dos grupos brincantes, o arraial disponibilizou uma estrutura exclusiva para apresentação das bandas de forró pé de serra, na Arena do Forró. O público conta ainda com serviços de segurança, alimentação, saúde e informações turísticas e da cultura da cidade, com atendimento diário, das 18h à meia-noite.

Pensado como um espaço inclusivo, o terreiro junino da Maria Aragão disponibiliza também área reservada para idosos, gestantes e pessoas com deficiência física, além de banheiros químicos na parte esquerda do palco. Compõem também o espaço 30 barracas de alimentação e 10 barracas para exposição do artesanato local, visando estimular a economia criativa e o empreendedorismo do produtor maranhense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *