Um dedo de prosa

Decidi retomar, neste domingo a coluna, que teve excelente receptividade entre os leitores. A ausência prolongada foi em virtude de problemas de saúde na família. No próximo domingo também deveremos voltar com o consagrado E-mail pra Dona Bibi. Aos poucos vamos voltando à normalidade. Vamos lá, então.

Recado de Bolsonaro à Globo

O desfile desse 7 de setembro marcou, pelo menos pelo que se viu pela TV, uma certa popularidade do presidente Jair Bolsonaro em Brasília. Ele quebrou o protocolo, se juntou aos militares, regeu a banda da Marinha por alguns minutos e recebeu a retribuição do público, de forma carinhosa. O evento também serviu para que ele enviasse um claro recado à Rede Globo. Levou a tiracolo, o empresário e apresentador Sílvio Santos, proprietário do SBT e o polêmico bispo Edir Macedo, todo poderoso da TV Record. Alguém pensaria em recado mais explícito do que esse.

Grito dos Excluídos muito chocho

Mesmo durante o período de Lula, grupos de descontentes fizeram manifestações pelo Brasil afora no dia 7 de setembro, no movimento que se chama Grito dos Excluídos. Sempre foi e continuou chocho esse ano, com Bolsonaro na presidência. Como apanha pela manhã, à tarde e à noite da mídia, imaginei que o tal Grito fosse ter mais ressonância esse ano. Tudo como dantes no quartel de Abrantes. Como sempre, a manifestação foi comandada pelas centrais sindicais, agora com os cofres vazios e movimentos de trabalhadores sem-terra, esses sempre liderados por sabidões burgueses disfarçados de trabalhadores.

Carteira estudantil digital e fim de discurso (I)

Dentre seus erros e acertos, Bolsonaro acertou na mosca, ao determinar, através de MP, a emissão de carteira estudantil digital a custo zero para a classe. E aí? Quem vai discursar contra? Os estudantes? Claro que não, apenas as entidades que usavam a prerrogativa de imprimir e vender o documento, coisa que rendia milhões e milhões /de reais.

Carteira estudantil digital e fim de discurso (II)

A UBES, por exemplo, já emitiu uma nota de descontentamento, falando em retaliação. Na realidade, sentiu no cofre a força da medida, já que muitas entidades estudantis tinham, nos lucros da comercialização das carteiras sua principal fonte de recurso. Se Temer colocou o movimento sindical na UTI, com o fim da obrigatoriedade do famigerado imposto sindical, Bolsonaro leva o movimento estudantil direto para o sarcófago com essa Medida Provisória. E ainda há quem reclame.

Mirante perfeita com homenagem a São Luís

Beirou a perfeição o programa levado ao ar ao vivo, na tarde deste sábado, em homenagem a São Luís, apresentado pelos jornalistas Regina Sousa, Jéssica Melo e Alex Barbosa. Com cenários nos principais pontos do Centro Histórico, e com a apresentação de artistas como César Nascimento, Flávia Bitencourt, Chiquinho França, Célia Sampaio e Banda Tribal, o programa agradou em cheio,

Ponto positivo ainda para a intercalação do grupo Pão com Ovo, que ao fim de cada intervalo aparecia em cenas engraçadas explicando palavras usuais  do “maranhês”. Uma sacada inteligente da produção.

 

E o juiz, vai ficar assim mesmo?

Um dos principais assuntos em rodas de conversas nos quatro cantos da cidade, nos últimos dias, é sobre o que o Judiciário vai fazer cm o juiz Sidarta Gautama, responsável por uma proliferação de medidas liminares para beneficiar gregos e troianos com vagas ilegais no curso de medicina do campus da Universidade Estadual do Maranhão de Caxias.

Até leigo sabe da impossibilidade de se abrir vaga em universidades públicas para quem é oriundo de entidades privadas, com exceção para militares ou filhos destes, quando são transferidos para outras cidades, O magistrado em questão figurou na relação de agiotas maranhenses na esteira das investigações em torno do assassinato do jornalista Décio Sá. E agora, desembargador Marcelo Carvalho, o senhor como corregedor geral de Justiça tem a palavra final.

 

Kátia Bogéa cada vez mais perto da candidatura

Tem sido recorrente as conversas de bastidores, dando conta de que a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Kátia Bogéa, tentará se viabilizar como candidata à Prefeitura de São Luís. O conjunto de ações do órgão que dirige, em São Luís, leva a esse raciocínio. Desde quando foi superintendente regional, muita gente já falava nessa hipótese. Kátia Bogéa é casada com o juiz de direito Raimundo Bogéa e, ao contrário do que muita gente pensa, não é maranhense, mas sergipana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *