Governo do Maranhão monitora 728 suspeitos e confirma 10 casos de coronavírus

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou na tarde desta quinta-feira (26) que monitora 728 casos suspeitos do novo coronavírus em 77 municípios do Maranhão. Até o momento, o estado possui dez casos confirmados da Covid-19 e todos os pacientes estão localizados em São Luís.

De acordo com a SES, os dois novos casos são um homem e uma mulher que tiveram histórico de viagens para a Holanda, França, Bélgica e São Paulo. O secretário de saúde, Carlos Lula, chegou a informar que um dos casos estava no município de Imperatriz, no sul do estado, mas a informação foi atualizada após ser identificado uma consistência no sistema da secretaria.

Os pacientes estão em isolamento domiciliar, apresentam quadro estável de saúde e são monitorados pelo Centro de Informações Estratégicas em Saúde (CIEVS).

Casos confirmados

Casos suspeitos

A secretaria informou que desde o início do monitoramento, já registrou 1.035 casos de possível infecção por Covid-19 em todo o estado. Deste número, 297 foram descartados e 728 continuam sendo acompanhados por equipes do CIEVS. Dos casos notificados, 617 são mulheres (59,6%) e 418 são homens (40,4%).

Centro de Testagem

O Maranhão possui dois Centros de Testagem para casos do novo coronavírus. O primeiro, é localizado localizado na Policlínica Diamante em São Luís. O segundo também é localizado em São Luís, no Viva Beira-Mar.

Devem procurar os centros pessoas que estejam com sintomas de febre, tosse e dificuldade de respirar ou tenham feito viagens para outras áreas que estejam com casos confirmados da doença, e tenham tido contato com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19.

Os laboratórios estão recebendo a coleta de material para a realização de exames para Covid-19 e dando orientações sobre as medidas que devem ser tomadas após o laudo. Os locais funcionamde segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Cuidados

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *