Daniella Tema solicita assistência a pacientes com COVID-19 em isolamento domiciliar

A deputada estadual Daniella Tema (DEM) protocolou, nesta segunda-feira (6), indicação de sua autoria solicitando ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, a implantação de um plano de ação para melhorar a assistência a pacientes com COVID-19 que estão em isolamento domiciliar.

“Por viver a minha própria experiência ao contrair COVID-19, solidarizo-se com as pessoas que estão sendo vítimas desta doença e isoladas em casa. Nem todas possuem condições para um atendimento particular dos profissionais de saúde. O isolamento é muito difícil e delicado. Precisamos ajudar essas pessoas”, afirmou a deputada.

O plano priorizará acompanhamento, via telefone, dos casos em que os pacientes são tratados em casa. Eles terão suporte dos órgãos da Vigilância Sanitária, Epidemiológica, atendimento médico e equipe multiprofissional. Em março, o Conselho Federal de Medicina (CFM) aprovou, em caráter de excepcionalidade, o uso de telemedicina para atendimento a pacientes diante da pandemia do novo coronavírus, que afeta o Brasil e o mundo.

Os médicos estão autorizados a realizar teleorientação (orientando e encaminhando pacientes em isolamento), telemonitoramento (monitoramento de condições de saúde de pacientes) e teleinterconsultas (troca de informações entre médicos), evitando, assim, que o paciente saia de casa.

 

“Todas as medidas de combate e enfrentamento ao coronavírus são necessárias e importantes. Como parlamentar, estou trabalhando para minimizar os danos em nome da vida. A nossa indicação pretende evitar a evolução dos casos e as complicações dos quadros clínicos dos pacientes domiciliares, para que não seja necessária a internação hospitalar”, finalizou a deputada estadual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *