Morre o professor Luiz Pazzini, da UFMA, vítima do Covid-19

 Vítima do coronavírus, faleceu em São Luís, nesta quarta-feira (29), o professor aposentado da UFMa, Luiz Roberto de Souza, o Luiz Pazzini, que foi do Departamento de Artes Cênicas daquela instituição de ensino superior. Figura bastante conhecida dos meios culturais maranhenses,  nasceu no interior de São Paulo. A Universidade Federal do Maranhão emitiu a seguinte nota:

            NOTA DA UFMA

– É com profundo pesar que a Universidade Federal do Maranhão comunica o falecimento do professor aposentado do departamento de Artes Cênicas, Luiz Roberto de Souza, conhecido carinhosamente como Pazzini, ocorrido nesta quarta-feira, 29.

A Universidade Federal do Maranhão se solidariza com a família e os amigos e presta seus votos de profundo pesar.

O departamento de Artes Cênicas, também divulgar uma nota de pesar. Confira na íntegra:

É com extremo pesar que comunicamos o falecimento do docente Luiz Roberto de Souza, o nosso Luiz Pazzini, professor aposentado do Departamento de Artes Cênicas (UFMA), nesta tarde de 29 de abril de 2020, decorrente de complicações respiratórias causadas pela infecção do vírus covid-19.

Nascido em 06 de outubro de 1953 em Servínia-SP, Luiz Pazzini era formado pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo e Mestre em Teatro pela Escola de Comunicações e Artes -USP. Professor da Universidade Federal do Maranhão desde 1992, Pazzini foi responsável pela formulação e fundação do curso de Licenciatura em Teatro (2005) e do Centro de Artes que teve suas obras iniciadas em 2015 e paralisadas no mesmo ano.

Diretor do Grupo Cena Aberta desde 2001, onde fez o seu maior legado como artista-docente-pesquisador coordenando o projeto de extensão “Memória e Encenação em Movimento: ABC da Cultura Maranhense” (PROEXCE/UFMA), e ofertando oficinas formativas para professores das Licenciaturas do Campo, discentes do Ensino Médio, atores e populações quilombolas do Estado do Maranhão, sendo  contemplado com prêmios federais que oportunizaram a continuidade da pesquisa chegando a inaugurar aqui uma nova metodologia artística pedagógica que carrega em seu cerne os ensinamos da Pedagogia Libertadora de Paulo Freire e o Teatro Político de Bertold Brecht.

Responsável pela formação artística e ética de vários artistas da cena e professores de teatro do nosso Estado, Pazzini já foi homenageado em muitas ocasiões por seus feitos. Chegou a receber prêmios de homenagem pelo SATED-MA (2014) e uma homenagem memorável da XI Semana de Teatro do Maranhão (2016), pelo Teatro Arthur Azevedo, com direito a exposição de sua vida e obra no foyer de recepção do teatro e participação majoritária na programação do evento com  a “Mostra Luiz Pazzini” levando aos palcos seus principais trabalhos desenvolvidos no Grupo de Pesquisa Teatral Cena Aberta. Para além disso, o seu trabalho desenvolvido no âmbito artístico e acadêmico já rendeu várias pesquisas de monografias e dissertações defendidas e em andamento, como também publicações em livros que catalogam e reconhecem a sua prática artística-pedagógica e de suas contribuições para o fortalecimento da identidade estética do teatro contemporâneo maranhense, como também para a formação de artistas-docentes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Neste momento de dor pela perda de um dos maiores e mais importantes mestres do nosso teatro maranhense, nos solidarizamos com os familiares e amigos e que ele encontre muita paz nessa travessia. Em face de ser vítima do novo corona vírus que assola a nossa humanidade fazemos uma apelo: Fiquem em casa! Não permita que entes queridos entre nas estatísticas! Fique em casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *