Flávio Dino  anuncia reabertura gradual do comércio no Maranhão a partir de segunda-feira

 

Em pronunciamento nesta quarta-feira (20), o governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB), anunciou que a partir de segunda-feira (25), o estado vai começar um processo ‘gradual e com segurança’ de liberação das atividades econômicas. A reabertura será feita por etapas e dividida por setores, que vão seguir protocolos sanitários e de segurança que serão aprovados pela Casa Civil.

A previsão é que a reabertura gradual da economia se estenda por 45 dias. O governador informou que até domingo (24), será mantido em todo o estado o decreto que restringe atividades comerciais e a circulação de pessoas para combater a pandemia do novo coronavírus (veja o vídeo acima).

Na segunda-feira (25), serão reabertas empresas familiares, ou seja, locais em que trabalham somente o proprietário e pessoas do seu grupo familiar. A determinação vale para as pequenas empresas do Maranhão que possuem essa característica. Os comerciantes deverão seguir os protocolos de higiene, etiqueta respiratória, adotar o uso de máscaras e praticar o distanciamento social.

“Nós teremos manutenção das regras vigentes até o próximo domingo (24). A partir do dia 25 de maio, nós vamos iniciar um processo gradual, com segurança, com a observância de normas sanitárias, de liberação das atividades econômicas. Esse processo iniciará a partir da próxima segunda-feira pelas empresas exclusivamente familiares, ou seja, estabelecimentos que trabalham somente o proprietário e pessoas do seu grupo familiar. Pequenas empresas que estejam situadas em qualquer cidade do Maranhão, menos no caso de shoppings”, disse o governador.

De acordo com Dino, a previsão é outros seguimentos econômicos e sociais serão reabertos a partir de 1º de junho. A liberação só vai acontecer após a aprovação da Casa Civil, que vai se basear em determinações da equipe técnica e de protocolos da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O governador já havia anunciado a reabertura do comércio em entrevista ao JMTV 2ª edição na segunda-feira (18). Para ele, o ‘lockdown’ (bloqueio total) que ficou em vigor por 12 dias na Grande Ilha de São Luís foi fundamental para evitar mortes e a proliferação de novos casos pela Covid-19.

“O lockdown cumpriu um papel muito importante. Antes dele, nós tínhamos uma tendência de ascendência. Já observamos a queda destes indicadores. Ainda estamos muito longe de dizer que vencemos a guerra contra o novo coronavírus, mas observamos a redução da letalidade”, disse Flávio Dino.

Coronavírus no Maranhão

O anúncio da reabertura foi feito um dia após o Maranhão ultrapassar a marca de 15 mil casos da Covid-19, de acordo com o boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgado na terça-feira (19). Ao todo, o estado possui 634 mortes e 3.035 curados da doença.

O Maranhão possui sozinho, mais casos confirmados que os três estados que integram a região sul do Brasil, que somam quase 12 mil casos, de acordo com o Ministério da Saúde. Segundo o mapa de casos e mortes do novo coronavírus elaborado pelo G1, São Luís é a 8ª cidade do país em número de casos confirmados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *