Unindo forças: PT do Lula dá sinais que caminhará junto com o PCdoB em São Luís

_Partido é tão forte no Maranhão, que mesmo sem Lula, nas eleições de 2018, Haddad obteve 45,67% dos votos na capital_

 

Tem sido uma prática diária, nas últimas semanas, um secretário do governo Flávio Dino anunciar apoio à candidatura do deputado licenciado e pré-candidato a prefeito de São Luís,  Rubens (PCdoB). O anúncio de hoje tem como figurante nada mais nada menos que o presidente da Agência de Mobilidade Urbana –MOB, Lawrence Melo Pereira.

Até aí tudo soaria normal, assim como aconteceu com as adesões anteriores, exceto por um único detalhe: Lawrence é filiado ao Partido dos Trabalhadores – PT. Sem sombra de dúvida, o apoio figura como uma possibilidade real do PT e PCdoB caminharem juntos em 2020 rumo ao Palácio de La Ravardière.

O ato de filiação de Lawrence, na capital maranhense, contou com a presença do próprio ex presidente Lula. “Quero registrar que a minha decisão, de caráter pessoal, diga-se de passagem, foi por vislumbrar em Rubens Jr as melhores qualidades técnicas e políticas para administrar São Luís”, enfatizou Melo.

Muito embora os “caciques” petistas estejam silentes, pois o rumo do partido será decidido em plenária marcada para os próximos dias, é provável que a adesão de Lawrence, ex-Delegado Geral da Polícia Civil com um excelente trânsito no meio da categoria, tire o sono dos grupos que estão com seus pré-candidatos em plena campanha.

PT NO MARANHÃO

A preocupação tem uma justificativa real: em nenhum estado da federação o Partido, que tem em Lula sua maior estrela, é tão bem avaliado como no Maranhão. Essa premissa fica clara quando avaliamos os números na eleição de 2018.

Nos 217 municípios maranhenses, o candidato petista Fernando Haddad venceu em 214, abocanhando um total de 61,26% dos votos. Na capital, carinhosamente chamada de Ilha Rebelde, a situação não foi muito diferente.

Nas seis zonas eleitorais, Haddad venceu em quatro, obtendo 45,67% dos votos, ou seja, o apoio do PT a qualquer candidato, incluindo o PCdoB, poderá interferir no resultado da eleição em São Luís de maneira concreta. Desta feita, algumas perguntas insistem em não calar diante de tal possibilidade: será que teremos uma aliança vermelha na disputa pela Prefeitura de São Luís?

Com o PT indicando a vice, será que Lula subirá ao palanque?

Infelizmente, as respostas para tais questionamentos só serão confirmadas nos próximos dias. Atualmente, na disputa pelo Palácio La Ravardiere, o PCdoB é o maior grupo, que continua crescendo, e conta com o  apoio do PP, DC, PMB e Cidadania, num total de mais de 210 pré-candidatos a vereador.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *