Recados para ela

Ei fofura, muito bom dia! Espero que estas poucas e mal traçadas venham a encontrá-la no bem  por aí, ao lado do  Criador. Por aqui, Bibi, só a política e o Coronavírus. Parecem que sempre andaram juntos. O Corona vem provocando muitas mortes pelo mundo inteiro, e neguinho tem que lembrar que a política, mata muita gente de raiva ao longo do tempo. De raiva e pelas ações dos políticos.

Quando falam que andam juntos, tenho inteira razão. Basta ver que nesse período de pandemia, muitos políticos aproveitaram para roubar o dinheiro do contribuinte, sem se importar com os danos. Nesta semana, por exemplo, a PF deu um baculejo nas prefeituras de Miranda do Norte, Santa Rita e Bacabeira.

E sabes qual a razão?  Os referidos gestores estavam metendo a mão no jarro à guisa de compra de equipamentos de combate ao Covid-19. Ora, Bibi, o prefeito de Santa Rita, o Hilton Gonçalo, é médico e a esposa dele é a prefeita de Bacabeira, enquanto o Júnior Negão é o prefeito de Miranda do Norte, mas todos sabem que quem manda lá é o deputado federal Júnior Lourenço.

Sempre advoguei a causa de que quem aproveita a pandemia para roubar, deveria apodrecer na cadeia. O Senhor Hilton Gonçalo é de uma família de médicos, empresário e políticos.  São todos ricos, sem nenhuma necessidade de roubar para se manter. Esse é que deveria ser encarcerado, junto com os outros prefeitos envolvidos nessa macabra  história.

A Polícia Federal deve continuar seu trabalho e mandar para o xilindró esses gestores que estão aumentando o patrimônio à custa da dor dos cidadãos de suas respectivas cidades. Os recursos liberados para combater o terrível mal devem ser aplicados única e exclusivamente em tal finalidade e os desvios têm que ser punidos com maior rigor.

Acho que o prefeito Hilton Gonçalo acaba por comprometer sua carreira política com essa história. Não tem nenhum cabimento. E estão espalhando por aqui que ele e os demais envolvidos teriam ateado fogo em documentos para evitar uma análise mais apurada. Acho difícil, porque hoje tudo é na base da informática.

Até que admirava o Hilton Gonçalo, o achava um jovem político inteligente e bem intencionado. Só que com essa, passei a olhá-lo sob outro prisma. Bem, mas a vida é assim mesmo.

Vamos agora, morena, às mais interessantes por aqui.

*

A disputa pela prefeitura de São Luís começa a pegar fogo. Dos 13 candidatos, todo mundo sabe que apenas dois chegarão à reta final. Ou seja, no segundo turno. Isso se houver tal prorrogação.

*

O deputado federal Eduardo Braide continua liderando, na casa dos 40%, seguindo pelo deputado estadual Duarte Júnior, vindo a seguir o também estadual Neto Evangelista, que esta semana ganhou o apoio  do PTB da família Fernandes.

*

Todo mundo sabe que o Neto Evangelista, que é do DEM da família Resende, tem o apoio do PDT do senador Weverton Rocha. Esse grupo já tem apoio do PSL do Chico Carvalho e o Neto Evangelista tem plenas possibilidades de crescimento. A aposta é que a militância do PDT deverá fazer a diferença na hora que a campanha começar.

*

Já o Duarte  Júnior, quase sem nenhum apoio, segue na segunda colocação graças ao trabalho da mídia nas redes sociais. O quarto colocado é o deputado tucano Wellington do Curso, que está à vontade na Assembleia como opositor do governo Flávio Dino. Isso lhe rende  alguns dividendos políticos.

*

No pelotão de trás, vem o deputado Adriano, que preferiu retirar o Sarney do nome político, embora o Maranhão e o Brasil saibam que ele é filho do ex-deputado federal Zequinha Sarney, e neto do ex-senador José Sarney.

*

Interessante é que enquanto ele prefere se desvincular nominalmente da família, o deputado federal Rubem Pereira Júnior, do PC do B, está procurando exatamente o apoio do MDB, que sempre foi controlado pelos Sarney no Maranhão, desde os anos 1980, quando o velho morubixaba deu um golpe e tomou a sigla de assalto de um grupo que lhe fazia oposição no Estado.

*

São coisas da política, minha fofa. E isso é o que justifica o chamado dinamismo da política. Nas décadas de1970/1980, o MDB que era oposição aos Sarney, tinha figuras tipo Renato Archer, Cid Carvalho,  Cafeteira, Gervásio Protásio, Mauro Bezerra, e outros bambas.

*

Quando Sarney, em 1984,  foi ser companheiro de chapa de Tancredo Neves e depois virou presidente com a morte do brilhante político mineiro,  ainda sofreu dissabores por aqui, porque depois do seu mandato presidencial a sigla lhe negou a possibilidade de   ser candidato ao Senado pelo Maranhão.

*

Ele então foi para o Amapá, onde o maranhense Jorge Nova da Costa era governador por nomeação sua e ali exerceu três mandatos senatorial e foi presidente do Congresso por quatro vezes, após dizer anteriormente que estava aposentado da política.

*

Mas se vingou. Infiltrou seus amigos no MDB, que àquela altura era PMDB e tomou o controle do partido. Atualmente, a agremiação partidária que tem a figura de Ulysses Guimarães como o seu maior expoente, é apenas um partido como outro qualquer, sem muita expressão e sem nomes de realce no tabuleiro da política nacional e local.

*

Ah, morena e o que dizer do PT? Bem o PT ainda vive à sombra do Lula e só. Se o Lula morrer, o partido será enterrado antes das exéquias do ex-presidente.  E continua com a sua antiga dúvida na capital maranhense. Não sabe para onde vai e se acompanha alguém. É uma solidão sem fim.

*

Isso é só para te dizer Bibi, como é que funciona a política por aqui. Tem gente que se engalfinha hoje e amanhã se abraça como velhos companheiros. Assim foi Cafeteira com Sarney. Passaram a vida brigando e no final das contas, o Cafeteira acabou virando aliado do antigo desafeto. Domingo te relato essa e outras histórias dos Tom e Jerry da política local.

*

Hoje é Dia dos Pais. Deixei essa por último. Ganhei um presentão este ano. Tua neta Bibi, a Lívia, quase me mata do coração. Ano passado, com apenas 15 anos e cursando o primeiro ano do ensino médio, decidiu que iria fazer o ENEM como experiência. Pois bem, esta semana, me chega um comunicado da UNDB, informando que a nota que ela alcançou lhe credencia a cursar Psicologia sem necessidade de fazer vestibular. Ora Bibi, uma filha com 15 anos  estabelecendo nota para ser universitária não é pra todo mundo. Fiz minha festa. Enchi a cara. Só que ela não vai fazer o curso coisa nenhuma. Vai terminar os estudos corretamente. Ela é porrada, Bibi. Tua neta vive para estudar e me fez essa presapada. Sou o pai  mais feliz do mundo!

*

Bem, fofinha, com essa, teu pretinho vai ficando por aqui, garantindo retorno na próxima semana, se Deus quiser. E ele quer, porque sempre foi legal com esse teu pimpolho.

*

Beijão desse filhote que jamais deixará de te amar

Djalma.

N.E- Bibi é Benedita Rodrigues, mãe do editor. Ela faleceu aos 28 anos de idade, em São Luís, no dia 8 de dezembro de 1965, deixando uma saudade danada.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *