PT escolhe Honorato Fernandes para ser vice de Rubens Júnior

Conhecer a realidade de São Luís, a habilidade política dentro e fora do Legislativo ludovicense e do partido, além da força junto aos segmentos populares e sociais, foram fatores decisivos no processo de escolha

 Conforme já havia sendo anunciado ao longo da semana, no Encontro de Tática Eleitoral do Partido dos Trabalhadores (PT), que terminou ainda pouco(11), no hotel Veleiros, com 33 votos favoráveis e 06 abstenções, além de ratificar o apoio do PT de Lula ao PCdoB de Flávio Dino, os membros do Diretório Municipal também chancelaram o nome do presidente da sigla, vereador Honorato Fernandes – para ser o companheiro na chapa encabeçada pelo deputado federal Rubens Jr, pré-candidato a prefeito de São Luís.

Além de conhecer de perto os problemas de São Luís, a habilidade política dentro e fora do Legislativo ludovicense e do partido, além da força junto aos segmentos populares e sociais, foram fatores decisivos para que seus pares optassem por Fernandes. O espírito coletivo e corajoso, que o faz pensar política de maneira macro, a ponto de não titubear em abrir mão de renovar o terceiro mandato de vereador, por saber da importância de posicionar o partido no cenário político local e nacional, tanto no presente quanto no futuro, também foram características levadas em consideração quando da escolha.

 

QUEM É ELE?

Analista de sistemas e especialista em gerenciamento de projetos, com formação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Honorato Leite Fernandes Filho é o único representante na Câmara Municipal de São Luís pelo Partido dos Trabalhadores – PT. Ele é filho da assistente social e professora da Ufma – a saudosa Ieda Batista, uma das fundadoras da sigla no Maranhão – e do agrônomo e também professor da Uema, Honorato Leite Fernandes.

Filho do meio do casal, Honorato tem como irmãos o advogado e jornalista Antônio Fernandes (mais velho) e o também advogado Ney Fernandes (caçula), assessor jurídico da Secretaria Estadual de Mobilidade Urbana – MOB. Frutos do segundo casamento do pai com a delegada da Polícia Civil – Dayse Aparecida, o edil ainda possui como irmãos mais novos Marco Túlio, Virginia e Tathiane Leite Fernandes.

Pai do jovem economista Marcio Fernandes e da adolescente Rafaela Fernandes, o vereador é definido pelos familiares e amigos como sendo um típico ariano, regido por Marte e com o fogo como elemento, tendo a impaciência, impulsividade, intensidade, honestidade e lealdade como principais características.

TRAJETÓRIA POLÍTICA

Apesar do forte vínculo com o petismo desde os primeiros anos de vida por conta do ativismo político da mãe, o vereador só se filiou oficialmente ao PT em 2011. Em 2012, encarou o primeiro vestibular das urnas, elegendo-se vereador com 3.664 votos. Em 2016, experimentou um crescimento de quase 30% no eleitorado, uma vez que foi reeleito com 4.609 votos.

No conturbado Processo de Eleições Diretas (PED) em 2019, somente meses depois foi proclamado o resultado, reconduzindo o vereador Honorato Fernandes pelos próximos quatro anos à presidência do PT Municipal. A Executiva Nacional validou os 54,9% dos votos em São Luís dados a Fernandes, contra 45,9% do seu opositor, Kleber Gomes.

Com todos os atributos acima apresentados, sem sombra de dúvida, fazem de Honorato Fernandes o melhor dos vice até então apresentado pelos pré candidatos a prefeitura de São Luís. O vereador, que possui um vasto conhecimento na política Ludovicense, tem condições reais de somar na construção de um projeto vitorioso.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *