Recados para ela

Ei Bibi, bom dia minha cidadã! Como estás por aí? Creio que muito bem, sempre na companhia do Criador e muito bem protegida pelos anjos. Amém! Por aqui, mulher, o clima é de campanha. Muito movimento nestes dias de convenções, cuja data se encerra no próximo dia 16. Mas quase todos os partidos e coligações já realizaram seus eventos, que definem seus candidatos a prefeitos e vereador.

Estive no sábado em Raposa, onde aconteceram duas convenções. A do PSDB e partidos aliados, que confirmaram o nome da Ociléia Fernandes para a prefeitura e a do PL  e mais quatro siglas, que bateram o martelo em torno do nome do ex-vereador Eudes Barros.

Estive acompanhando o presidente da Câmara Municipal daquela cidade, Beka Rodrigues, que concorre à reeleição. A cidade esteve muito movimentada. Os adversários fizeram sua festa cívica praticamente no mesmo horário e na mesma artéria. Mas não ocorreu qualquer incidente. Isso é importante e um ponto muito positivo. Mostra o grau de civilidade da comunidade raposense.

Em São Luís,  dos 11 candidatos a prefeitos, algumas convenções foram realizadas neste sábado, outras acontecerão hoje e ainda outras ocorrerão nesta segunda-feira (14). Também, até agora, não há registros de confusões nestes movimentos políticos.

Vamos agora às mais importantes da semana.

*

No palanque da convenção do grupo do Beka Rodrigues, encontro o casal Arlete e o vereador Jorge da Arlete Pontes. É o sinônimo da simpatia. A Arlete vai logo me cobrando:

-E aí, Djalma, como está “Mãe Bibi esta semana”

Respondo que ainda não havia redigido os recados exatamente por conta daquela convenção, mas garanti que o faria logo na madrugada deste domingo, como ocorreu. Ela nos acompanha, morena, desde a primeira edição, 16 anos atrás, e sempre fala em conhecer a Lívia, cujo desdobramento da gravidez, nascimento e primeiros passos acompanhou pela nossa conversa.

*

Falando em Lívia, tua neta é nota 1000!  Explico tintim por tintim. Estava assistindo a um filme ontem com a Elineusa, quando, quando ela chega esbaforida lá no quarto, brandindo o celular.

-Mamãe! Mamãe! Tirei mil na redação! Fiquei intrigado até as duas me explicaram do que se tratava. É que ela alcançou a nota máxima numa redação sobre vacinação, avaliada pela plataforma “Redação Nota 1000”, que tem convênio com o Dom Bosco. Ela é nacional. A referida plataforma utiliza os mesmos métodos do ENEM.

*

Para quem, aos 15 anos alcançou nota no ENEM para cursar Psicologia, mostra que a pirralha está indo muito bem. Aí, não dá pra dizer que o papi aqui não pode bebemorar no domingo com umas gelatinosas, né não?

*

Tô de bem com a Justiça. Nem poderia acreditar o que estava para acontecer. Lembra da história do prefeito Mazinho, lá de Cândido Mendes, que foi preso com quase meio milhão de reais e armamentos em sua casa?

*

Pois bem, ele foi preso autuado em flagrante e estava administrando a cidade com tornozeleira  eletrônica e todo o cinismo que é peculiar a um bandido da marca dele. Estava constrangendo os maranhenses de um modo geral.

*

Só que na sexta-feira a Justiça decidiu acabar com a festa do Mazinho e decidiu pelo seu afastamento. Deveriam é colocar o cidadão para administrar qualquer setor dos prisioneiros lá em Pedrinhas. Onde já se viu?

*

Olha, Bibi, tô acompanhando aqui a movimentação política em alguns municípios e observando algumas viradas de mesa. Em Tuntum foi assim. O Dida do Tio Luís, candidato apoiado pelo prefeito Tema, virou o jogo na cidade contra o deputado Fernando Pessoa.

*

Em janeiro, feita a primeira pesquisa, o Fernando Pessoa pontuou com 52%, contra um pouco mais de 30% do Dida. Na última, o Dida aparece om 55%, contra 36% do adversário.

*

Na penúltima pesquisa, de lá, fui eu quem contratou o instituto DataIlha. Dida aparece com 52% contra 35% do parlamentar. Apanhei feito cachorro sem dono por parte de blogueiros aliados do deputado.

*

Disseram até que eu seria funcionário fantasma do município, o que não é verdade. Teve um por lá, que teima em desrespeitar o português em suas postagens e que quebra a ponta do lápis e morde a língua quando escreve, que distribuiu até fotos em que apareço com o Tema lá em Brasília, em movimentação de prefeitos, quando ele era presidente da FAMEM.

*

Pura idiotice. Eu era assessor da FAMEM no período e tinha que acompanhar o presidente. Interessante é que esse “rinocerante” metido a escrevinhador, era também do lado do Tema nesse período e nos acompanhava nas viagens. Mudou de lado e agora joga isso como se fosse movimentação errática.

*

Não ligo muito para esse tipo de trairagem, que parte de gente sem princípios, sem qualquer escrúpulo. Continuo sendo amigo do prefeito Tema, porque minhas amizades não vislumbram benefícios financeiros. Só que me disseram que, no novo grupo, o “Traíra” não tem a menor credibilidade. É apenas um traidor útil para o momento.

*

Aí me lembra a história do Lázaro de Melo, que traiu seu padrinho, Manoel Beckman, em troca de uma patente de Capitão da Guarda da província. Beckman foi preso, enforcado e o “Traíra” foi incorporado ao cargo. Semanas depois foi ao Palácio dos Leões, reclamar ao governador Gomes Freire de Andrade, de  que a tropa não respeitava suas ordens.

*

Aí Gomes Freire de Andrade retrucou:

-Fiz o combinado, mas não posso fazer com que teus subordinados te tenham como traidor-.

Já com o “Traíra” de Tuntum, neguinho relata que quando o grupo está reunido conversando e ele chega, a rapaziada imediatamente se cala ou muda de assunto.  Esse  o bônus que os traidores pagam. Falta de confiança.

Ah, Bibi, uma tragédia está acontecendo nos Estados Unidos. Os incêndios florestais que atingem a costa oeste daquele país  continuam deixando milhares de pessoas em alerta. O número de mortos subiu para pelo menos 28 pessoas até a última sexta-feira.

*

Havia ao menos 100 focos de incêndio na região neste sábado (12), e as autoridades indicam que há dezenas de desaparecidos. O fogo já queimou uma área correspondente a quase o tamanho de Sergipe. Quase 4 mil imóveis foram destruídos nas últimas 3 semanas.

*

Uma tragédia mundial. Agora eu pergunto: Onde estão o presidente Francês Mannuel Macron, o ator Leonardo Di Caprio e a adolescente sueca Greta Thunberg, conhecida mundialmente pela defesa ao meio ambiente e outros militantes da área? Eles só faltaram pedir pena de morte para o Bolsonaro, no ano passado, quando de um grande incêndio na Amazônia, tá lembrada?

*

 

Lembro que na época do catástrofe brasileiro, o presidente Jair Bolsonaro  foi o principal alvo de protestos em defesa da Amazônia que aconteceram em pelo menos 15 cidades da Europa, Ásia e América.

*

Os manifestantes pediram que o mandatário brasileiro atuasse em defesa da floresta, que vinha sofrendo um aumento no número de queimadas e de desmatamento.

*

Alguns manifestantes chegaram ao ponto de pedirem a renúncia do presidente brasileiro. Convocados por movimentos como Extinction Rebellion e Fridays for Future, os protestos aconteceram em frente às Embaixadas do Brasil em Londres (Reino Unido), Paris (França), Madri (Espanha), Dublin (Irlanda), Berlim (Alemanha) e no Consulado Brasileiro em Genebra (Suíça), em Nápoles (Itália) e em Nova Iorque e Miami (Estados Unidos).

*

Também houve registro de protestos em  Mumbai (Índia), Amsterdã (Holanda), Barcelona (Espanha), Turim (Itália), Bogotá e Cali (Colômbia). No Brasil, aconteceram protestos em mais de 40 cidades

*

E agora, quais as razões que levam essa rapaziada em não emitiram um pio sobre o drama norte-americano. É muita palhaçada!

*

Com essa, teu pretinho vai ficando por aqui, garantindo retorno para o próximo domingo, se Deus quiser. E ele quer, porque sempre foi bacana com esse teu pimpolho.

*

Um beijo do filhote que jamais deixará de te amar

Djalma

NE- Bibi é Benedita Rodrigues, mãe do editor. Ela faleceu aos 28 anos de idade, em São Luís, na Santa Casa de Misericórdia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *