PANDEMIA X QUEDA DE CABELO

(Luís Fernando- Terapeuta capilar)

A queda de cabelo acontece por diversas causas, em especial stress.

Estamos vivendo um período delicado aonde as pessoas estão vivendo um nível de stress muito elevado e por isso estão tendo como consequência uma diminuição dos fios de cabelo, ou em outras palavras, eles estão caindo.

Esse stress causado pela pandemia do COVID-19 desencadeia mudanças hormonais que podem culminar em problemas capilares, como por exemplo, a alopecia areata.

Vivemos atualmente um momento que exige muitas mudanças em todos os âmbitos da vida, principalmente o profissional, isso sem falar nas mudanças familiares e principalmente na saúde. O stress por sua vez, pode trazer além de problemas mentais e psicológicos, um problema que meche muito com a vaidade das pessoas que é a queda de cabelo.

O stress gera um nível de produção elevado de cortisol – que também é conhecido como o famoso hormônio do stress – no organismo, podendo assim gerar inflamações que impedem a permeação de nutrientes na região capilar, fazendo com que o crescimento dos cabelos seja deficiente, assim como o surgimento de novos fios.

Pacientes/clientes com quadro de eflúvio telógeno ou alopecia areata podem ter o quadro agravado pelo stress e desenvolver uma calvície localizada ou até mesmo total.

No caso da alopecia areata, trata-se de uma doença inflamatória ligada a aspectos genéticos, pode se agravar com o quadro de ansiedade, levando assim a evoluir o quadro para quedas em regiões delimitadas.

Os tratamentos que eu mais utilizo atualmente para combater a queda de cabelos são: Fototerapia, a base de LED, infravermelho e irradiação, que atuam estimulando os folículos capilares; A microinfusão de medicamentos e estimulação do colágeno através do microagulhamento; ozônio; alta frequência; vacum; argila e óleos essenciais. Eu costumo indicar também um tratamento home care com substâncias de uso oral e tópico como Minoxidil e finasterida para auxiliar o tratamento clínico e que combinados, podem trazer um melhor resultado.

Infelizmente não existe uma medicação especifica para tratar o stress, e sendo assim, a minha maior recomendação e que possa manter a calma e aumentar o número de vezes das atividades que dão mais prazer, ter uma boa alimentação e noite de sono adequada.

Tratamentos detox enriquecido com a tecnologia de alguns equipamentos, também vão ajudar na normalização do quadro de queda e afinamento dos fios ajudando no crescimento, textura, espessura e fluência no ciclo de renovação capilar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *