Acredite se quiser- IFMA fará  matrícula para ingresso de alunos através de sorteio

 O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) comunica que o processo seletivo para ingresso aos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio para o ano de 2021 será realizado por meio de Sorteio Público Eletrônico, em edital a ser publicado durante o mês de dezembro.

Tal decisão considera o momento de excepcionalidade, em função da Pandemia da COVID-19, e a necessidade de se buscar uma alternativa que garanta as oportunidades de acesso aos cursos técnicos e que se observe a preservação da saúde de candidatos, colaboradores e servidores, que se impõe de forma premente neste momento.

Nesse sentido, o IFMA, por meio do seu Colégio de Dirigentes, optou por utilizar como forma de acesso o Sorteio Público Eletrônico, processo já utilizado na Rede Federal por outros Institutos Federais de forma exitosa, com garantia de transparência, selecionando aleatoriamente os candidatos através de algoritmos e cálculos matemáticos, respeitando todos critérios legais de cota e ampla concorrência.

É importante destacar que, todas as possibilidades para execução do processo seletivo de ingresso em 2021 foram avaliadas operacionalmente e juridicamente de modo a garantir o tratamento isonômico e igualdade de condições entre os candidatos. Também foram consideradas as questões orçamentárias decorrentes de gastos com a aquisição de materiais necessários para prevenção da COVID-19, contratação de um número elevado de colaboradores para aplicação das provas e ampliação de espaços para a garantia de segurança sanitária, no caso de um seletivo presencial.

A instituição compreende ainda a necessidade de se ampliar a discussão sobre as formas e possibilidades de acesso aos cursos técnicos para o futuro com a sua Comunidade e a Sociedade, de forma geral, e informa que está trabalhando na estruturação do Fórum Institucional de Acesso Discente. Este Fórum garantirá a participação representativa de todos os campi, tendo como propósito construir uma Política de Acesso Discente ao IFMA que envolva não apenas a forma de acesso, mas que também amplie as perspectivas dos estudantes quanto à permanência e o êxito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *