João Bentivi tem respaldo na área cultural

João Bentivi tem respaldo na área cultural

Dos diversos nomes em especulação para a composição do secretariado do prefeito eleito e diplomado Eduardo Braide, muitos são rechaçados de imediato nas redes sociais, pela falta de afinidade com a área em que são apontados. Diferentemente do que está acontecendo com o médico, jornalista, advogado, músico e poeta João Bentivi, cuja trajetória o deixa à vontade, pela sua vivência  no setor.

Eu por exemplo, o conheci em 1980, quando ingressei no extinto Serviço de Imprensa e Obras Gráficas do Estado (SIOGE). De imediato, percebi, no setor de Revisão, que eu era o chefe,  a alegria de pelo menos três funcionários que pertenciam ao coral da autarquia, nos dias de ensaio. O regente era exatamente João Bentivi. Já se vão lá quatro décadas.

Foi  ali que travamos uma sólida amizade. Não vão pensar que seja por essa forte ligação que estou  escrevinhando essas poucas e mal traçadas linhas. Nada disso! É para mostrar o vínculo de Bentivi com a cultura. Sua performance, seus conhecimentos.

Passei a observá-lo com mais atenção, por uma peculiaridade. Bentivi já era professor de cursinhos, médico legista do Instituto Médico Legal (IML) e costumava passar noites adentro tocando instrumentos de sopro  em eventos culturais ou em barzinhos, sem ingerir uma única gota de álcool, como acontece até hoje.

Mas vamos aqui a um pequeno perfil do cidadão, para que vejam se tenho ou não tenho razão.

Ele  é instrumentista, desde os nove anos de idade e foi  regente de coral, em Pedreiras, desde os doze anos. Regeu dezenas de corais  evangélicos e seculares, destacando-se Coral da Penitenciária  de Pedrinhas, Coral da Cemar, Coral da Unimed e Coral do Sioge (este,  o primeiro coral de empresa do Maranhão . Foi também, ator em várias peças  do COTEATRO e é musico popular com importante atuação em São  Luís.  Foi fundador do Coral da UFMA e além disso, é médico, advogado,  jornalista, poeta e escritor.

É imortal da Academia Maranhense de Medicina, da Academia Atheniense de Letras e Artes, da Academia Pedreirense de Letras, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, regional MA, compositor e pesquisador.

Pós-graduação em Gestão  Ambiental, Gestão de Cooperativas de Crédito,  em Audiologia Clínica, especialista em Otorrinolaringologia Medicina Legal,  professor de Medicina Legal, Bioética e Processo Penal e professor dos cursos de Fonoaudiologia e Medicina, da UNIVERSIDADE  CEUMA.

Além disso, é  doutor em Ciências Empresariais, pela  Universidade  Fernando Pessoa, Porto, Portugal e mestrando em Saúde  e Meio Ambiente,  pela Universidade CEUMA.

Se é por afinidade com a cultura, está aí um homem culto, que transita em todos os setores da área, tanto pela popular como pela clássica.

2 pensou em “João Bentivi tem respaldo na área cultural

  1. Meu Professor de Biologia, 1987, no Cursinho do Saudoso Dr. José Maria do Amaral, ano que passei no Vestibular também. Não podemos negar e principalmente, que essa avidez por conhecimento, é de Família, foi com as aulas de sua Irmã, Zefinha Bentivi, que aumentou meu interesse por Português, Gramática e Leitura. Que DEUS conceda este novo desafio; e Capacidade é o que não lhe Falta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.