Recados para ela

E-mail pra Dona Bibi

Olá, minha fofa, muito bom dia! Espero que estas poucas e mal traçadas linhas venham a encontra-la no bem por  aí, ao lado do Criador. Muitas novidades por aqui, cidadã, no que concerne ao cenário político. A principal  é a disputa pelo comando da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão –FAMEM. A entidade está sendo disputada pelo prefeito Erlânio Xavier, de Igarapé Grande. Ele é o atual presidente e aliado do senador Wewerton Rocha e pelo prefeito de Caxias, Fábio Gentil, alinhado ao vice-governador Carlos Brandão.

Será uma disputa bem acirrada e essa guerra já desenha o cenário para a corrida sucessória do governador Flávio Dino em 2022. Até as pedras sabem, por estas bandas, que  Weverton Rocha quer disputar o governo, o mesmo acontecendo com o vice Carlos Brandão, que terá o privilégio de concorrer estando no cargo de governador, já que é o sucessor natural de Flávio Dino, que já anunciou que deixará o cargo em abril do próximo ano para concorrer ao Senado. Será briga das boas. É só aguardar para conferir. A eleição para a FAMEM acontecerá no próximo dia 14.

*

Olha, Bibi, amanheci muito triste. Perdi, na última sexta-feira,  mais uma pessoa querida  para o Covid. Trata-se de Isabel Cunha, filha do saudoso poeta e jornalista Carlos Cunha. Ela é a mãe das cantoras Ana Tereza e Carol Cunha e irmã da poetisa e professora Wanda Cunha. Ultimamente, ela e a irmã vinham se destacando nas redes sociais pela cantoria.

*

A conheci quando estudei no Instituto Lourenço de Morais, na rua do Sol, instituição de ensino fundada pelos seus saudosos pais, Carlos Cunha e  dona Plácida. Ela era, no período, uma adolescente e sempre trocávamos um dedo de prosa. Depois, perdemos o contato, que só foi retomado no ano passado, quando a encontrei na rua e trocamos ideias por mais de 40 minutos.

*

O prefeito Eduardo Braide começou bem. Montou uma equipe de sua confiança, de cunho técnico e passou a andar pela cidade, visitando órgãos e obras deixadas pelo anterior. Tomara que continue assim e não faça como os antecessores, que iniciaram da mesma forma e depois se enclausuraram no gabinete.

*

Olha, Bibi, na sexta, fui dar uma bisbilhotada naquelas obras do Anel Viário que o ex-prefeito Edivaldo Holanda deu por inaugurada. Ainda falta muita coisa, mas vai ficar uma coisa extraordinária quando for finalizada. Um primor. Embeleza a cidade, deixa o trânsito fluir com mais facilidade e ainda oferece área de lazer.

*

Uma das coisas que sempre condenei  é a ação nefasta de administradores que não reconhecem as parcerias. O IPHAN, por exemplo, mudou a cara de São Luís na última administração, mas o município sempre se vangloriou nas inaugurações, sem citar o parceiro. Coisa feia!

*

Finalmente o famigerado agiota Pacovan pegou uma condenação da Justiça. Ele vem agindo descaradamente ao longo dos anos, em prefeituras do interior e na capital, com todo mundo sabendo de seus atos. Somente agora é que o juiz Ronaldo Maciel o condenou, mas no bojo de uma condenação conjunta, como integrante de quadrilha.

*

Falando nisso, há muitas indagações sobre o resultado do baculejo que a PF fez na casa e em escritórios ligados ao deputado federal Josimar de Maranhãozinho. Depois disso, o que vai acontecer? É que foi encontrada uma montanha de dinheiro nos locais em que os policiais federais deram as batidas.

*

E neguinho atribui a uma estratégia do deputado federal Aluísio Mendes, aquela operação da PF. Aluísio não esconde de ninguém  que Josimar é seu inimigo, além de ser policial federal, com muitas ligações fortes junto ao órgão em Brasília.

*

Olha, Bibi, a secretária municipal de Apoio à Criança e ao Adolescente (SEMCAS), Rosângela Bertoldo, é esposa do grande cantor e compositor Oberdan Oliveira e irmã do ex-vereador  Roberval Bertoldo.

*

Há um clima de medo e expectativa entre os ex-dirigentes da Secretaria de Saúde do Município. Informações reservadas dão conta de que a PF atua com a possibilidade de colocar algumas pessoas na cadeia.

*

Há quem afirme também que uma das ex-secretárias do ex-prefeito Edivaldo Holanda Jr.  estaria na mira do Ministério Público, por conta da elevação incomum do patrimônio, que inclui até apartamento na orla marítima da cidade. Quem não se comunica se trumbica, como dizia o velho guerreiro Chacrinha.

*

Olha, Bibi, ando preocupado com a situação de saúde da tia Olinda, aquela que reside em Brasília. Tia Gracinha me falou que ela vem enfrentando um drama daqueles. Mas Deus está no comando e espero que tudo se resolva a contento.

*

No próximo Campeonato Brasileiro, deverei está liderando um grupo de torcedores do Sampaio Correa, para solicitar da CBF, que o Mais Querido faça todos os seus jogos fora de casa. É que  Ele perdeu todas as partidas em seu domínio de campo.

*

Até o Cruzeiro, que não está valendo um vintém, venceu o Tricolor na última sexta-feira aqui no Castelão. O time começou perdendo, todas, deu uma guinada, se livrou do rebaixamento e esteve até liderando o G-4, para ingressar na Série A e depois despencou feito manga madura no inverno.

*

E a  ex-prefeita de Cururupu, a prefeita Rosinha, agora vai encarar a Justiça Federal, por conta dos mal feitos em sua gestão. Nas últimas décadas, Cururupu padece pela falta de um administrador sério e preocupado com as causas da população.

*

Falando em Cururupu, estive conversando com um ex-funcionário do alto escalão da Assembleia Legislativa e uma das figuras que ele mais destacou como séria e competente foi do Acrísio Viegas. Ele foi prefeito da cidade e presidente do Legislativo do Maranhão.

*

Bem, minha gata, com essa, teu pretinho vai ficando por aqui, na certeza de que retornará no próximo domingo, se Deus quiser. E ele quer, porque sempre foi bacana com esse teu pimpolho.

*

Beijão desse filhote que jamais deixará de te amar.

NE- Bibi é Benedita Rodrigues, mãe desse editor. Ela empreendeu a viagem celestial no dia 8 de dezembro de 1965, na Santa Casa de Misericórdia, em São Luís.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *