Osmar Filho diz que fortalecimento do municipalismo deve ser uma luta de toda a classe política

 Mais jovem político a se eleger presidente da Câmara Municipal de São Luís em toda a sua história, o vereador Osmar Filho (PDT), que que está no segundo mandato presidencial naquela casa parlamentar, afirmou que continuará lutando pelo fortalecimento do municipalismo, sob o argumento de que essa é uma luta que deve aglutinar parlamentares em todas as suas esferas.

“O município é a base de tudo na política. O cidadão nasce, cresce, estuda e conclui seu ciclo de vida é no município. Estado e União são abstratos e o município é   o ente federativo concreto”, afirmou o presidente do Executivo de São Luís.

Conforme Osmar Filho, mesmo sendo a base de tudo, o município é o mais penalizado quando se trata da divisão do bolo tributário. “A União abocanha mais de 64% dos tributos, os Estados chegam a um patamar superior a 20%, enquanto o município,  que é o produtor consegue apenas algo em torno de 15%”, salientou Osmar Filho.

Ele tem dito a interlocutores mais próximos, que uma das aberrações da política é exatamente essa situação, em que o ente federativo onde tudo acontece e que  produz toda a riqueza do País, fica com apenas uma ínfima parcela da divisão dos tributos.

Osmar Filho defende enfaticamente o tão propalado Pacto Federativo, que, até agora, sob a ótica dele, não passa de uma mera peça de ficção política, mas destaca que ele tem que sair do papel, para acabar com essas distorções.

“O municipalismo forte é uma bandeira que não é minha, ela tem que ser de todos os políticos, independentemente de matizes ideológicas. Vou continuar lutando para que tenhamos um município fortalecido, uma vez que, se isso acontecer, a sociedade é quem sairá beneficiada”, finalizou Osmar Filho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *