João Batista Matos trata sobre hortas comunitárias em reunião na Semapa

O vereador João Batista Matos (Patriotas) esteve em reunião na última quarta-feira (17.02) com o secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Liviomar Macatrão, para tratar sobre o projeto de hortas comunitárias, iniciativa que visa transformar espaços desocupados, tanto na zona urbana como na zona rural de São Luís, em áreas produtivas destinadas à agricultura comunitária e familiar.

No entendimento do vereador, as hortas comunitárias também favorecem a comercialização dos produtos cultivados e a geração de renda para as famílias e comunidades do projeto. “O resultado desse plantio será para comercialização e agricultura de subsistência das pessoas e bairros participantes”, destacou João Batista Matos.

O titular da Semapa informou ao vereador que o projeto já está em desenvolvimento pela secretaria em conjunto com a EMBRAPA e será, nesse primeiro momento, implantado em dois locais na zona rural da cidade.

“É como muita satisfação que recebo o vereador Batista Matos na Semapa para falar sobre as hortas comunitárias, que a gente pretende lançar em parceria com a Embrapa em duas comunidades da zona rural. Muito bom saber que ele está alinhado com as propostas da prefeitura para a área de agricultura, se colocando à disposição para colaborar com o projeto”, declarou Liviomar Macatrão.

Nas cidades onde o projeto de hortas comunitárias é implantado há benefícios como: uso racional de espaços ociosos na cena urbana, o que evita que essas áreas se tornem depósitos de lixo e entulhos, o que pode prejudicar a saúde da população e o meio ambiente. A iniciativa também favorece a segurança alimentar, pois, em geral, os produtos são cultivados sem o uso de agrotóxicos, e consequentemente propicia aos consumidores um alimento mais seguro e mais saudável.

 

As hortas comunitárias  também contribuem para a diminuição da pobreza, pois  a produção dos alimentos é utilizada para consumo dos próprios participantes do projeto, podendo também ser doada para escolas, creches e associações de moradores. Além disso, há geração de renda, com a possibilidade de venda das hortaliças, legumes e frutas.

2 pensou em “João Batista Matos trata sobre hortas comunitárias em reunião na Semapa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *