Prefeito Eduardo Braide se reúne com cônsul-geral da França no Brasil e discute parcerias em benefício de São Luís

O prefeito Eduardo Braide recebeu na tarde desta quarta-feira (28), a visita do cônsul-geral da França no Brasil, Hugues Fantou e do cônsul-adjunto, Jeremie Faucon, com quem tratou sobre parcerias nas áreas do turismo, cultura e desenvolvimento sustentável para São Luís. Também foi tratado sobre o intercâmbio de artistas franceses para eventos na capital e artistas maranhenses na participação de eventos na França, que segundo o cônsul tem perspectiva de retomar as atividades culturais no país já no mês de maio.

Outra parceria importante é em relação ao fomento do turismo. A ideia é que a França seja parceira de São Luís na divulgação da capital, única cidade do Brasil fundada por franceses, como destino turístico ampliando assim o número de turistas do país que visitam a ilha. A iniciativa tem reflexo direto na geração de emprego e renda uma vez que o turismo é importante vetor da economia.

“São Luís é uma capital fundada pelos franceses e esta reunião é importante para estreitar os laços com a França na área do turismo, cultura e do desenvolvimento sustentável. Essa parceria é fundamental para que a gente possa trazer mais desenvolvimento para nossa cidade e a França pode ser um grande parceiro de São Luís como já é de outras cidades do Brasil”, destacou o prefeito Eduardo Braide. 

Acompanhou, ainda, o cônsul na visita ao prefeito , Matheu Vieira. Ao lado do prefeito, participaram da reunião os secretários municipais Enéas Fernandes (Governo), Saulo Santos (Turismo), Marco Availibe (Cultura) e a presidente da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico (Fumph), Kátia Bogéa.

O cônsul Hugues Fantou disse que as perspectivas de parcerias são importantes tanto para São Luís como para França e mostrou encantamento com a riqueza cultural de São Luís.

“O nosso objetivo com essa visita é ver como podemos desenvolver as relações entre a França e a cidade de São Luís em diferentes áreas a exemplo do turismo, cultura e econômica, visto que São Luís tem um patrimônio excepcional”, disse o cônsul que foi presenteado com vários itens da cultura e do turismo maranhense e presenteou o prefeito com vinho francês. 

Durante a reunião, que durou mais de uma hora, eles conversaram ainda sobre São Luís ser a única cidade brasileira fundada por franceses e de receber um grande número de turistas da França, número que a Prefeitura quer ampliar a partir da parceria.

Entre as parcerias que foram tratadas durante a reunião está, ainda, o fomento à cultura popular com a realização de eventos de rua com a participação de artistas franceses e a inclusão de São Luís no roteiro dos festivais franceses realizados no Nordeste Brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *