Kátia Bogea diz que o município de São Luís reconhece o protagonismo do  IHGM na denominação da Praça do Panteon

A Presidente da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico de São Luís – FUMP, Kátia Bogea, informou,  que o órgão que dirige vai providenciar a instalação, na Praça do Panteon, integrante do Complexo Deodoro, de uma placa alusiva ao protagonismo do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão – IHGM no que diz respeito à denominação daquele logradouro público.

A informação consta no Ofício No 020/2021 – FUMP encaminhado pela Presidente da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico de São Luís ao Presidente do Instituto

Histórico e Geográfico do Maranhão, José Augusto Silva Oliveira, autor da solicitação, feita quando Kátia Bogea presidia a Fundação Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, órgão responsável pelas obras de Requalificação

Urbanística do Complexo Deodoro, contemplando a realização de obras de drenagem e de tratamento sanitário, colocação de novos calçamento, mobiliários e iluminação, fiação subterrânea, dutos de passagem de fibra ótica, banheiros públicos, sinalização,

acessibilidade total, entre outros serviços, ações que valorizaram sobremaneira o Centro da Cidade de São Luís.

Na solicitação, o Presidente do IHGM dizia à Presidente do IPHAN: “Sabe Vossa Senhoria, como historiadora e como cidadã maranhense, que a denominação Praça do Panteon, em vias de ser entregue, revitalizada, à população, tem o protagonismo do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão. Segundo o Jornal Pacotilha, edição de 30 de março, de 1954, a denominação Panteon e a ideia de reunir nela os bustos de grandes nomes da Literatura, da História e da Política maranhenses partiram do IHGM”.

Assim, completou José Augusto Silva Oliveira, “[…] considerando as relações, ab ovo, do IHGM com a Praça do Panteon, gostaríamos de sugerir a Vossa Senhoria que o

Instituto por nós presidido seja objeto de reconhecimento desse protagonismo quando da entrega do Complexo Deodoro”.

Na época, Kátia Bogea manifestou-se dizendo que o atendimento da solicitação do IHGM era da competência da Prefeitura Municipal de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico – FUMP, hoje sob a responsabilidade dela.

Na comunicação feita ao IHGM, Kátia Bogea diz que a instalação da placa reconhecendo o protagonismo da instituição dar-se-á em conjunto com a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN e com o Instituto Municipal de Paisagem Urbana – IMPUR.

Nessa perspectiva, será identificado o local, no Complexo Deodoro, com vistas à colocação da placa. Em seguida, empresários serão chamados a patrocinar a instalação do registro do protagonismo do IHGM no que concerne à denominação daquele logradouro público.

O Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão – IHGM comentando a iniciativa da Presidente da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico de São Luís disse que ela é um reconhecimento do protagonismo da instituição que dirige na História, na Literatura, na Política, e, enfim, na Cultura do Maranhão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *