Prefeit ra de São Luís investe na capacitação de empreendedores da Feirinha São Luís

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), em parceria com a Associação Comercial do Maranhão e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Maranhão) deu início às atividades do projeto Empreender voltado para qualificar produtores e empreendedores de feiras e mercados da capital.

A atividade é parte do programa Qualifica Feiras e Mercados e integra as ações do prefeito Eduardo Braide para incrementar e fomentar os pequenos negócios da cidade. O Empreender é uma consultoria e, a princípio, está voltado para a capacitação que envolve o núcleo setorial da Feirinha São Luís.

“O projeto Empreender integra o programa Qualifica Feiras e Mercados, lançado pelo prefeito Eduardo Braide e que se caracteriza por preparar feirantes, gestores de feiras livres e mercados de São Luís, com um programa de qualificação permanente, focado em uma atuação empreendedora. Desta forma, o projeto Empreender vem fortalecer esta iniciativa, pois trata-se de um plano de formação continuada, que desenvolve o associativismo. Dentro do programa macro, temos programações bimestrais de capacitações voltadas aos feirantes das feiras livres e também da Feirinha São Luís”, destacou o titular da Semapa, Liviomar Macatrão.

Ao todo, foram convidados a participar do projeto 180 empreendedores cadastrados pela Prefeitura. O objetivo é capacitar estes comerciantes para que possam desenvolver as potencialidades dos seus negócios com ações que compreendem desde o planejamento, passando pelo desenvolvimento até a divulgação de seus produtos.

Por conta das medidas restritivas impostas pela pandemia, os empreendedores foram divididos em duas turmas, sendo que a primeira se reuniu na segunda-feira (14) e a segunda, na terça (15). As ações formativas ocorrerão de forma híbrida, com encontros presenciais e também virtuais.

O evento de lançamento do projeto Empreender foi realizado no auditório da Associação Comercial do Maranhão. Estiveram presentes, além do secretário da Semapa, Liviomar Macatrão, o gestor da unidade do Sebrae de São Luís, Francisco Gilson Menezes e o presidente da Associação Comercial do Maranhão, Cristiano Barroso Fernandes.

O Qualifica Feiras e Mercados beneficiará 1.600 empreendedores e visa levar capacitação para os comerciantes e gestores de feiras e mercado da capital, focando no aumento das vendas, melhoria do atendimento, segurança sanitária e também mostrar a importância da responsabilidade social do empreendedor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *