Câmara de Raposa discute alterações no Conselho de Educação com todos os segmentos da sociedade

 

Por intermédio da Comissão Permanente de Educação, presidida pelo vereador Félix Moreira, a Câmara Municipal de Raposa promoveu, na manhã de sexta-feira (24), uma plenária para discutir e receber propostas ao Projeto n° 15/2021, que cria o Conselho Municipal de Educação.

O evento contou com as presenças da secretária municipal de Educação, Verismar Gomes, da professora Lindalva Batista, que representou o Conselho Municipal de Educação de São Luís e a seccional maranhense da União Nacional de Conselhos Municipais de Educação (UNCME), do professor Domingos Rodrigues, coordenador regional da UNCME dos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, além de representantes das áreas de Educação, das redes pública e privada,  Cultura, conselheiros tutelares e da sociedade de um modo geral.

Em suas palestras, os professores Lindalva Batista e Domingos Rodrigues destacaram a importância da criação do Conselho Municipal para a Raposa. Enfatizaram que os Conselho Municipais são  articuladores e mediadores das demandas educacionais junto aos gestores municipais e desempenham funções normativa, consultiva, mobilizadora e fiscalizadora. Ambos elogiaram a iniciativa da Câmara Municipal.

Por sua vez, a secretária Verismar Gomes acrescentou que o evento promovido pela Câmara de Raposa se transformava em algo histórico, levando-se em conta que, a partir da instituição do Conselho, a Educação de Raposa terá rápidas e benéficas mudanças.

Diversos participantes fizeram uso da palavra, a exemplo do artista Jonh Sul, que além de destacar os benefícios da criação do Conselho, sugeriu que ele possa ser composto por um integrante do  Conselho Municipal de Cultura (ainda não foi criado) e por um membro da comunidade indígena.

Os professores  José Santos Souza, Débora, Carlos Baldez, Edileuza e Fernando, além do advogado Dr, Camargo, foram alguns dos participantes que se manifestaram defendendo com ênfase a aprovação do Conselho e propondo alterações em sua composição.

VEREADORES

Líder do governo na Câmara, o vereador Daniel Fernandes afirmou concordar com algumas das mudanças propostas pelos participantes, da mesma forma como se manifestou o vice-presidente da Casa, Laurivan Uchoa.

Ao final, o presidente da Comissão de Educação, Félix Moreira, afirmou que estava emocionado pelo que considerou o sucesso da plenária. “Observei aqui que a sociedade como um todo atendeu  ao nosso convite e participou de forma incisiva dos debates. Isso mostra a força da Educação e de  como os raposenses estão acompanhando o nosso trabalho”, destacou.

O presidente da Câmara, Beka Rodrigues, enfatizou a importância do evento, destacando que a Câmara estava abrindo um espaço muito grande para a sociedade debater um assunto de alto relevo, na esfera da educação.

“É necessário destacar que nós e a sociedade de um modo geral somos os protagonistas, juntamente com professores, diretores estudantes e seus pais. Esse diálogo é importante, porque estabelece esse clima, com a apresentação de importantes propostas, como foi o nosso  pensamento.  O debate enriqueceu o Projeto, que vai estabelecer autonomia dentro do contexto educacional,” disse Beka.

O Projeto, de acordo com o presidente da Casa,  vai ser levado ao debate e à votação na próxima terça-feira  (28), devendo receber as propostas de alterações por ocasião dos debates. Estiveram presentes  também os vereadores  Elenildo, que foi convidado a fazer uma oração no encerramento, Iran Agrela, Doutor e Zanno.

COMPOSIÇÃO

Em sua forma original, o Projeto é composto por  um representante indicado pelo Poder Executivo, outro do Poder Legislativo, dois professores efetivos da rede  pública municipal, um efetivo da rede estadual, um professor da rede privada, um integrante do segmento de pais de alunos, um representante do Conselho Tutelar e um membro de entidade de Pessoa com Deficiência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *