Daniella Tema condena violência política contra vereadora de Pedreiras e lamenta veto presidencial à distribuição de absorventes

Em pronunciamento durante sessão plenária, nesta quinta-feira (07), a deputada estadual Daniella Tema (DEM), mais uma vez, condenou o ato de violência política cometido contra a vereadora de Pedreiras, Katyane Leite (PTB), ocorrido no plenário da Câmara Municipal, onde foi impedida de falar pelo vereador Emanuel Nascimento (PL), que, deliberadamente, levantou-se e recolheu o microfone usado pela parlamentar para que ela não se manifestasse na sessão.

O comportamento hostil de Nascimento foi gravado e repercutiu em todo Maranhão, provocando repúdio de grande parte da classe política maranhense e da população.

“Primeiramente, manifesto minha solidariedade à vereadora Katyane Leite, que foi uma vítima pública da violência política. Comunico a todos que, após o ocorrido, como Procuradora da Mulher, entrei em contato imediatamente com a parlamentar municipal, para nos colocar à disposição na prestação de assistência. Além disso, fizemos uma Moção de Repúdio, que já foi encaminhada à Assembleia Legislativa”, afirmou a deputada.

Daniella disse também que está buscando amparo legal, junto ao Ministério Público do Maranhão, para que as medidas cabíveis sejam tomadas no sentido de fortalecer o combate a esse tipo de comportamento nas Casas Legislativas.

“Estamos buscando diálogo com o Procurador Geral de Justiça, Dr. Eduardo Nicolau, porque o Ministério Público precisa se manifestar diante do ocorrido, até porque essa não é uma ação de iniciativa privada, mas de iniciativa pública. Nós não compactuamos com esse tipo de comportamento e faremos tudo que estiver ao nosso alcance para que a mulher continue a ter voz, principalmente nesse cenário político”, frisou Tema.

A deputada prosseguiu seu discurso, relembrando o ataque machista e a violência política da qual foi vítima recentemente durante o cumprimento de agenda no município de Tuntum ao lado do governador Flávio Dino, que repreendeu a atitude dos que tentaram impedir a fala da parlamentar.

“Alguns dias atrás, eu – como deputada, passei por um episódio semelhante. Tive minha fala ceifada, através de um ato covarde na cidade de Tuntum. Portanto, ver uma vereadora dentro da própria Câmara Municipal ter sua fala também ceifada pelo vereador que covardemente fez isso, só nos mostra que nós precisamos de punições mais severas, de leis mais duras e que nós precisamos, de fato, nos unir. Ninguém vai calar a nossa voz. Conquistamos nossos direitos através de muita luta e, agora, não podemos deixar um homem calar a voz de uma mulher”, reforçou.

VETO PRESIDENCIAL

Daniella Tema ainda lamentou o veto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao 1º artigo do Projeto de Lei 4969/19, que trata sobre o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual. O parágrafo previa a distribuição de absorventes femininos gratuitos com o objetivo de combater a precariedade menstrual no país. O PL foi proposto pela deputada federal Marília Arraes (PT-PE) e mais 34 parlamentares e havia sido aprovado pelos plenários da Câmara e do Senado.

“Outra coisa muito triste que ocorreu hoje, foi o veto do presidente Bolsonaro a respeito dos absorventes. A gente sabe que a pobreza menstrual é um problema no Brasil e precisa ser combatido. Infelizmente, tivemos esse retrocesso. E fatos como esses que eu trouxe hoje para esta sessão muito nos entristecem”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *