Recados para ela

Olá, gatinha fofa, muito bom dia! Certo de que está muito bem aí, ao lado do Criador, vou logo te informando que por aqui está o maior siribolo! O Felipe Camarão engrossou a lista dos candidatos ao governo do Maranhão, a Polícia deu um grande baculejo na casa e nas 13 prefeituras comandadas pelo deputado federal Josimar de Maranhãozinho, provocando um auê daqueles, fora outros acontecimentos  que agitaram os círculos da política na semana, minha gatinha.

Lá em Pedreiras, por exemplo, um vereador discutiu com uma colega e quando esta ia fazer uma réplica, o cidadão tomou-lhe o microfone. Em Goiás, um deputado federal discutiu com uma cidadã  e chamou-a de prostituta vagabunda e agora vai resolver essa problema no Conselho de Ética da Câmara, além encarar uma grande parada com os movimentos feministas. Eu, hein?

Mas vamos em frente, Bibi que pra trás vem gente.

*

Olha, cidadã, vou logo te dizendo que teu pretinho encarou uma situação um pouco delicada por aqui, durante  discussão com um cidadão que é  conhecido. Os ânimos foram serenados depois e não chegou à mídia, apesar de militarmos nas redes sociais.

*

Negócio é o seguinte: Estávamos discutindo sobre política, coisa que nem gosto. Ele falou uma coisa que desaprovei e o chamei de filha da puta burro, mas no formato de brincadeira. Ele pediu que me retratasse.

*

Fiz a retratação, pedindo desculpas às putas e aos burros. Ele levou na gozação, riu à beça e acabamos tomando umas biritas juntos, mas  sem  exagerar, até porque ambos estávamos dirigindo.

*

Olha, cidadã, o vereador Chico Carvalho decidiu entrar na briga pela presidência da Câmara Municipal de São Luís. Já são pré-candidatos os vereadores Gutemberg Araújo, Paulo Victor, Raimundo Penha e Aldir Júnior. O caldo promete engrossar.

*

A temperatura esteve em alta ebulição durante a semana na Câmara Municipal da cidade de Pedreiras. Um Vídeo da sessão na Câmara mostra o vereador Emanuel Nascimento (PL), tentando tirar o microfone da colega de parlamento, a vereadora Katyane Leite (PTB), no momento de sua fala.

*

A repercussão foi imediata. A deputada estadual Daniella Tema, atual Procuradora da Mulher naquela casa parlamentar, foi para a tribuna e disparou:

. “Estamos buscando amparo legal, junto ao Ministério Público do Maranhão, para que as medidas cabíveis sejam tomadas no sentido de fortalecer o combate a esse tipo de comportamento nas Casas Legislativas”, frisou.

*

A deputada entrou em contato com a vereadora, colocando-se à disposição na prestação de assistência e elaborou uma moção de repúdio, já protocolada na Alema.

*

 

Apesar das campanhas e dos gritos de alerta, as coisas continuam ruins para as mulheres na política. Esta semana, o deputado federal e empresário professor Alcides (PP) foi filmado em uma briga em que ele aparece xingando uma mulher de puta.

*

O vídeo foi feito em um dos corredores da Unifan (Universidade Alfredo Nasser), onde o parlamentar é diretor. A confusão ocorreu após uma mulher questionar se ele poderia atende-los e resolver o problema de dois alunos.

*

A filmagem mostra o momento em que o deputado federal se exalta, diz para a mulher buscar uma solução para seu problema na delegacia. Na sequência do bate- boca ele então chama a mulher de puta e inicia uma sequência de agressões entre as pessoas que estão no corredor da faculdade.

*

 

Em um segundo vídeo, feito a distância, percebe-se que a confusão ainda persistiu e foi possível ouvir um barulho que indica ser o disparo de arma de fogo. É possível ver que as pessoas que estavam por perto e faziam as filmagens correm por medo.

*

O deputado federal tem currículo na política. Já foi vereador por dois mandatos em Aparecida de Goiânia e disputou a prefeitura da cidade por duas vezes (1996 e 2016). No mundo acadêmico, ele tem formação em economia e administração de empresas, ostenta 16 pós-graduações e mestrado em administração pública no currículo. Mesmo assim, é um cavalo pagão.

*

Falando em universidade, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), onde tua netinha, a Lívia está toda serelepe, cursando Direito, vai transferir esse curso para o prédio onde funcionou o Centro Caixeiral, ali ao lado da praça Benedito Leite.

*

Isso faz parte do Projeto de Revitalização do Centro Histórico de São Luís, implementado pelo governo Flávio Dino. Os alunos e seus pais estão agradecendo a iniciativa.

*

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), decidiu marcar para o dia 21 de dezembro a solenidade de entrega das medalhas alusivas aos 200 anos da Imprensa no Maranhão a diversas personalidades da comunicação.

*

Sabe-se que a escolha dos homenageados aconteceu por meio de uma comissão integrada por jornalistas, professores e integrantes de  órgãos ligados à Cultura, mas os nomes das personalidades são mantidos em segredo. E de Justiça!

*

Vejo  por aqui neguinho que escreve algumas baboseiras à guisa de artigos e depois reúne tais escritos e lança um livro. Pronto! Virou escritor! Estou lendo alguns escritos do amigo jornalista Nelson Farias. Bibi, coisas divinais, tanto pelo belo texto como pelos assuntos abordados.

*

São verdadeiras obras primas da escrita. Disse a ele que precisa reunir essa coletânea e fazer um lançamento. São autênticas aulas de história da cidade. Não me respondeu sobre  o assunto. Mas só tu vendo porque estou te falando isso.

*

Escrevo sobre o amigo Nelson e me vem à memória uma obra inédita do saudoso Sálvio Dino. Ele ainda atuava no setor jurídico da FAMEM, quando me chamou para escrevesse uma apresentação sobre um livro sobre o município de Grajaú.

*

Fui buscar o texto no apartamento do imortal Lino Moreira, então presidente da Academia de Letras, fiz o que ele pediu. Foi aprovado e fui entregar o texto, num pen drive, de volta ao Lino. Falei sobre esse trabalho inédito os imortais Félix Alberto e ao Benedito Buizar, com quem me encontrei na sexta-feira, na Assembleia Legislativa.

*

Bem, minha fofa, com essa o teu pretinho vai ficando por aqui, garantindo retorno na próxima semana, se Deus quiser. E ele quer, porque sempre foi bacana com esse teu pimpolho.

Beijão de quem te adora

Djalma

N.E. Bibi é Benedita Rodrigues, mãe desse editor. Ela faleceu no dia 8 de dezembro de 1965, aos 28 anos de idade, na Santa Casa de Misericórdia.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *