Combate à pobreza menstrual: Daniella Tema participa de ato com estudantes da rede estadual de ensino

 

Ao lado do secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, a deputada estadual Daniella Tema (DEM) e Procuradora da Mulher na Assembleia Legislativa participou, nesta sexta-feira (15), da entrega simbólica de absorventes às estudantes da rede pública estadual de ensino. O ato aconteceu no Complexo Educacional Dorilene Silva Castro, no bairro Coroadinho, em São Luís.

“Esta importante e necessária ação do Governo do Estado para combate da pobreza menstrual vem no momento em que, lamentavelmente, o país vive um retrocesso com relação a essas políticas voltadas para as mulheres brasileiras. Estou feliz e orgulhosa por fazer parte desta ação, que vai beneficiar milhares de meninas maranhenses”, disse a parlamentar.

Na oportunidade, o secretário da Seduc ressaltou que a iniciativa do governo estadual já estava em andamento antes mesmo do polêmico veto presidencial à distribuição de absorventes femininos no âmbito nacional.
“Antes de acontecer o veto do Bolsonaro, o Governo do Maranhão já tratava da distribuição dos absorventes nas escolas estaduais. Nós já tínhamos feito a licitação e coincidiu do veto ser anunciado ao mesmo tempo em que nós assinamos a ordem de distribuição com a empresa licitada”, garantiu Camarão.

BENEFÍCIOS

Os absorventes serão entregues às alunas de baixa renda da rede pública estadual de ensino em todos os 217 municípios maranhenses, com o objetivo de combater a pobreza menstrual, que, muitas vezes, impede as estudantes de frequentarem a escola durante a menstruação. Para além da evasão escolar, a iniciativa promove a higiene pessoal das meninas e impacta positivamente na preservação da saúde física, pois elas deixam de utilizar panos ou outros materiais inadequados durante o ciclo menstrual.

Participaram da solenidade as deputadas Ana Mendonça e Betel Gomes; a secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira; a vereadora e Procuradora da Mulher na Câmara Municipal de São Luís, Concita Pinto, as co-vereadoras, Raimunda Santos e Flávia Almeida, e membros da comunidade escolar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *