Daniella Tema promove reunião com representantes de Movimentos Sociais de Mulheres e discute políticas públicas de gênero

 

A deputada estadual Daniella Tema (DEM) se reuniu, nessa quarta-feira (27), com representantes dos Movimentos Sociais de Mulheres para discutir novas ações para a intensificação da política de gênero no Maranhão.

Durante o encontro, que aconteceu na Assembleia Legislativa do Maranhão, Daniella destacou os avanços conquistados pelo seu mandato referente às políticas de proteção e assistências às mulheres maranhenses.

A parlamentar falou, ainda, das intensas ações desenvolvidas pela Frente Parlamentar de Combate e Erradicação do Feminicídio e da Procuradora da Mulher, ambas coordenadas por ela na Parlamento Estadual.

“Foi uma oportunidade para falar e, também, para ouvir as sugestões das lideranças enquanto representantes da sociedade. Alinhamos as ideias e vamos trabalhar em conjunto para desenvolver mais ações que contemplem a política de gênero no estado do Maranhão”, frisou a deputada.

Silvia Leite, que atua há 42 anos na militância das causas femininas, foi uma das participantes do encontro e frisou a importância da discussão e da elaboração de novos mecanismos que garantam mais direitos e igualdade à mulher maranhense.

“É muito importante discutir o aprimoramento das políticas públicas voltadas para as mulheres. Nós precisamos ver se há a possibilidade de se criar novas leis para melhorar as políticas que já existem. Por exemplo, na esfera da política de saúde, nós temos uma Portaria do Ministério da Saúde, ainda da década de 90, que limita a mulher a fazer a laqueadura ou não. Então o corpo da mulher ainda não pertence a ela. E isso é um ponto que precisamos discutir. Enfim, são inúmeras pautas a serem tratadas nesta reunião”, destacou.

Silvia salientou, também, a aproximação entre o Parlamento e a sociedade que, para ela, permite maior diálogo e elaboração efetiva de ações.

“Agora também temos a Procuradoria da Mulher, coordenada pela deputada Daniella, e que é um órgão fundamental para que as políticas femininas aconteçam e para que a gente tenha esse suporte das leis nessas reivindicações pelas quais a gente luta. Eu tenho quarenta e dois anos de militância feminista e, durante todos esses anos, a gente teve várias vitórias, mas sabemos que temos que melhorar ainda mais”, finalizou Leite.

 

LEIS DE AUTORIA DE DANIELLA TEMA PARA A PROTEÇÃO E ASSISTÊNCIA ÀS MULHERES MARANHENSES

 

– Lei 11.352/2020 (DIVULGAÇÃO DOS DISQUE 180)

– Lei 11.146/2019 (LEI “DIGA NÃO À IMPORTUNAÇÃO”)

– Lei 11.042/2019 (LEI DA ENDOMETRIOSE)

– Lei 11.172/2019 (LEI DA DEPRESSÃO PÓS-PARTO)

-INDICAÇÃO AO GOVERNO DO ESTADO – Lei 11.350/2020 (ALUGUEL MARIA DA PENHA)

– Lei 11.353/2020 (MAIS MULHERES NA POLÍTICA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *