Daniella Tema e Ong Plan Internacional se unem para fomentar empreendedorismo feminino

Na tarde desta quinta-feira (25), a deputada Daniella Tema e Procuradora da Mulher da Assembleia Legislativa do Maranhão e a ONG Plan Internacional realizaram o seminário “Elas por Elas: I Encontro de Empreendendorismo e Empoderamento Econômico para meninas e jovens mulheres. O evento contou com a participação de Cynthia Betti (Diretora Executiva da Plan International Brasil); Luzia Rezende (Secretária-adjunta de Indústria, Comércio e Energia do Estado do Maranhão; Tatiana Pereira (Secretária de Estado da Juventude), e Keila Pontes (Gerente de Estratégia do Sebrae-MA), além de diversas empreendedoras maranhenses que, juntas, discutiram o protagonismo feminino no comando de negócios e os seus desafios.

Com o início das discussões, Keila Pontes destacou a presença do machismo na formalização de negócios conduzidos por mulheres. De acordo com dados dos SEBRAE, as mulheres se sentem mais seguras quando sua empresa é registrada em nome de seus companheiros.

“É uma dependência, quando, na verdade, tudo quem fazia na empresa é a mulher. Não só na empresa, mas, também, na casa. Então, a gente foi trabalhando esse empoderamento da mulher, dizendo que ela pode, sim, ter o CNPJ dela, ser responsável pelos seus impostos e pela sua busca de financiamento. O empoderamento está dentro da gente, e é isso que a gente tem que buscar e fortalecer”, ressaltou.

A jovem Nilde, participante do “Empodera Elas”, da Ong Plan, compartilhou um pouco de sua trajetória no projeto que despertou sua vontade de empreender.
“O ‘Empodera Elas’ me deu a oportunidade de começar um empreendimento que, para mim, era algo muito distante. O meu projeto de empreendimento é um negócio voltado para a quebra de padrões. Será uma loja de confecção que só possui peças fora dos padrões. Então, esse projeto foi um divisor de águas na minha vida”.

No encerramento de sua fala, Nilde frisou, ainda, a importância do trabalho de empoderamento das mulheres maranhenses, executado pela Ong.

“Eu só tenho a agradecer a Plan e todas as mulheres que confiaram na gente para nos dar a oportunidade de conhecermos e trabalharmos em conjunto com outras mulheres. O projeto ‘Empodera Elas’ veio para me incentivar a dizer: eu sou mulher e vou chegar aonde eu quiser. Eu sou empreendedora”, finalizou.

Em seguida, a fala foi concedida a jovem Débora Soares, de 22 anos, que veio de Presidente Dutra, Região Central do Maranhão, para compartilhar um pouco de sua história no empreendorismo. Débora tem uma loja de roupas exclusivas para o público Plus Size e foi uma das participantes do projeto “Valorize a Piquena”, criado pela deputada Daniella Tema com o objetivo de divulgar, em suas redes sociais, o trabalho de mulheres que vivem do próprio negócio.

“Comecei o meu negócio do zero, sem ao menos saber para onde ia. Mas sabia que queria mudar alguma coisa na minha realidade. Eu tinha dificuldade de encontrar roupa para mim mesma e então eu decidi virar o meu preconceito e criar a oportunidade. Foi então que surgiu a minha loja Pêra Moda Plus Size, a única loja especializada em moda para mulher gordinha da minha região. Eu sou a prova de que tudo é possível”, afirmou.

HOMENAGEM

Convidada para falar sobre sua exitosa trajetória como empreendedora, Luiza Helena Trajano – Presidente do Conselho de Administração Magazine Luiza), participou do evento de forma remota e foi homenageada pela deputada e Procuradora da Mulher, Daniella Tema.

Na oportunidade, a parlamentar contou um pouco da história de sucesso no mundo dos negócios que transformou Luiza Trajano em uma das empresárias mais bem sucedidas do país. Luiza, inclusive, foi eleita recentemente, pela Revista Times, uma das brasileiras mais influentes no mundo.

“Eu fico muito feliz de ver tantas mulheres, hoje, entrando no empreendedorismo. Quero dizer para as mulheres empreendedoras que o mundo está para nós, o mercado está para nós. Isso não significa uma briga com o homem, nós pregamos a união do masculino e do feminino”, enfatizou a empresária.

Ao lado das demais participantes do evento, Daniella entregou, de maneira simbólica, à Luiza Trajano, duas homenagens por meio de Certificados de Reconhecimento – emitido pela Procuradoria da Mulher e pela organização do projeto “Valorize a Piquena”, ambos serão enviados posteriormente à empresária.

Lisonjeada pelos participantes do seminário, Luiza registrou seu agradecimento pelo convite para participar do evento e pelas homenagens recebidas.

“Muito obrigada de coração. Meu mais sincero carinho, energia e tudo mais que vocês puderem pegar de mim, porque eu peguei muita coisa boa de vocês. Vou guardar com muito carinho todas as homenagens”, externou Trajano.

O seminário deu continuidade com a palestra de Ana Fontes, da Rede Mulher Empreendedora, que debateu sobre o “Empreendedorismo feminino e a importância do trabalho em rede”, com foco no encorajamento de mulheres empreendedoras.

Raíla Alves, gerente de gênero e empoderamento econômico da Plan International Brasil, usou seu tempo para explanar pontos essenciais para o Empoderamento Econômico e Interseccionalidade, através da palestra “Trajetórias empreendedoras e novas perspectivas”.
Para o mesmo debate, foi convidada a empreendedora Karol Barros, proprietária da Karolícias, que atua no ramo de doces e salgados, em São Luís. Hoje, ela administra cinco lojas e 85% do seu funcionalismo é composto pela mão-de-obra feminina.

Karol destacou os desafios que enfrentou para empreender e como se reinventou para conseguir a consolidação no mercado.
“Eu não sabia fazer muita coisa que eu faço hoje. Eu aprendi fazendo, mas sempre tive força de vontade para fazer e criatividade para fazer diferente. Por isso, sou muito inovadora. Coxinha todo mundo vende. Eu vendo Karolícias”, enfatizou.

No encerramento do seminário, Daniella Tema avaliou positivamente as ações para fortalecimento da rede de emprendedorismo feminino no Maranhão.

“Tenho certeza absoluta de que foi um dia de muita aprendizagem, especialmente para as meninas e jovens mulheres que empreendem ou que estão com o sonho de empreender. Aprendemos com os exemplos, com a força, a coragem e a autoconfiança das mulheres que passaram por aqui nos deixando muitas e grandes lições. Só tenho a agradecer a Ong Plan Internacional pela parceria fantástica que estamos fortalecendo cada dia mais para beneficiar as maranhenses”, pontuou.

O evento aconteceu no Teatro Maria Izabel Rodrigues, no Centro Universitário UNDB, e foi encerrado com um ato cultural do grupo AKOMOBU, realizado pelas meninas integrantes do projeto “Empodera Elas”, da Ong Plan Internacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *