Deputados condenam falta de segurança no Maranhão

A rebelião de presos no Complexo Penitenciário de Pedrinhas e o aumento da violência e da criminalidade no Estado foram os principais temas abordados na tribuna, durante a sessão desta quinta-feira (10) na Assembleia Legislativa do Maranhão.

O primeiro parlamentar a abordar o assunto foi a deputada Vianey Bringel (PMDB), que se manifestou alarmada com a violência do motim em Pedrinhas, ocorrido na noite de quarta-feira (9), que resultou em diversos detentos mortos e feridos.

“A culpa do que está acontecendo é de todos os políticos do Maranhão; de todos os governos que aqui já passaram”, declarou Vianey Bringel, lembrando da existência de um projeto do governo federal, para a construção de mais duas penitenciárias no Estado. “Muito se falou sobre este projeto, mas depois a história morreu e os presos continuam morrendo em Pedrinhas”, lamentou.

Além da deputada Vianey Bringel, também discursaram sobre o assunto os deputados Raimundo Cutrim (PCdoB), Marcelo Tavares (PSB), Rubens Júnior (PCdoB), César Pires (DEM), Othelino Neto (PCdoB), Bira do Pindaré (PSB), Cleide Coutinho (PSB), Eliziane Gama (PPS), Neto Evangelista (PSDB) e Carlinhos Amorim (PDT).

O deputado Raimundo Cutrim foi enfático ao afirmar que o Maranhão está enfrentando “uma verdadeira guerra civil, porque o Estado perdeu o controle da segurança pública”. Cutrim criticou duramente o secretário de Estado da Segurança Pública, Aluísio Mendes, frisando que além do motim em Pedrinhas, mais de 10 ônibus foram incendiados durante a noite de quarta-feira (9).

“A situação está incontrolável”, salientou Raimundo Cutrim. “Estamos aqui vivendo em um mar de sangue. A nossa situação é gravíssima. Só o índice de homicídio é mais de 90 a cada mês e nesses dias em que está se iniciando o mês já tem mais de 20 homicídios. A situação nossa é gravíssima e o governo se vê aí de mãos atadas, não está dando resposta aos anseios da sociedade”, acrescentou Cutrim, chegando a sugerir intervenção federal no Estado do Maranhão.

O deputado Marcelo Tavares também teceu duras críticas ao governo, afirmando que há uma falência completa no sistema de segurança do Maranhão, que se estendeu ao sistema penitenciário.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *