–E-mail pra dona Bibi

 Olá, minha fofa, muito bom dia! Espero que estas poucas e mal traçadas venham a encontrá-la na santa paz do Nosso Senhor por aí. Por  aqui, cidadã, o pau ta é cantando na casa de Noca. A campanha finalmente pegou fogo, principalmente para a presidência da República, já polarizada entre a presidente Dilma e a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

As duas senhoras estão baixando o nível, com insultos mútuos. E eu que  pensava que baixaria era coisa só de homens, estou vendo que em política, gentilezas, só em início de campanha e em solenidades.

Já no âmbito estadual, a pendenga é entre o senador Lobão Filho, representante do grupo Sarney e o ex-presidente da Embratur, Flávio Dino, da  oposição. Artilharia pesada de ambos os lados. Lobão Filho agora enfrenta o dissabor do envolvimento do nome do pai, o ministro Edison Lobão, na história da suposta propina da Petrobrás.

E vem mais coisa por aí, até o final da campanha, é só aguardar. Sobre a família, está tudo bem, estivemos, no último final de semana, na casa grande do Apeadouro, comemorando os 99 anos do saudoso pai, Nhô. Luisão veio da Bahia, Henrique de Barra do Corda e todo mundo esteve reunido, nessa festa que se faz desde quando Nhô era vivo.

O desembargador Bernardo, que na festa vira apenas o irmão mais velho, entes de começar a bebemoração teve de ir bater uma pelada com os amigos, lembrando os velhos tempos de atleta. O “Nhô Folia”, que começa no sábado e termina na segunda, agora está sob a organização dos netos, Hydrian, Georgino Neto e Glauber. Dão um verdadeiro show. Para o ano o negócio vai ser alto, com o festejo do centenário.

Agora, vamos deixar essa história de família e vamos às mais importantes.

*

Olha, Bibi, a nossa Justiça Eleitoral tem de tomar uma postura que venha a

melhorar a imagem dela e com urgência. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decretou a inelegibilidade do deputado Hemetério Weba esta semana, o que envergonha o nosso TRE.

*

Isso porque, minha fofa, o Weba foi cassado no início do mandato, e jamais afastado do cargo. Teve contas de sua administração como prefeito de Olinda Nova rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), mas o TRE o afagou.

*

Aí, Bibi, o Ministério Público Eleitoral recorreu ao TSE, sob o argumento de que a Justiça Eleitoral do Maranhão estava leniente para com  o problema do parlamentar. Não deu outra!  O TSE incluiu Weba na lista dos fichas sujas e cassou sua candidatura à reeleição.

*

Agora, é bom que se diga, que a composição do TRE quando passou a mão na cabeça do deputado Weba era outra. Mas isso é bom, para que os atuais representantes da Justiça Eleitoral venha agir de forma crieriosa.

*

E ainda tem mais sobre a Justiça Eleitoral. O prefeito de Raposa, Clodomir Oliveira foi reconduzido ao cargo na tarde da última quinta-feira, através do desembargador Guerreiro Júnior.

*

Clodomir foi cassado sob acusação de compras de votos, sem que nenhuma testemunha tenha feito qualquer declaração a esse respeito. Mas ele foi cassado pelo juiz eleitoral Osmar Gomes, retornou e depois foi afastado pela juíza Alice Rocha, que é relatora do referido processo no TRE.

*

O problema, minha morena é que com relação à cassação do Clodomir, quem assume o ônus e o bônus é o deputado Edilázio Júnior, que vem a ser genro da desembargadora Nelma Sarney, atual corregedora-geral de Justiça.

*

O negócio é o seguinte: O deputado virou aliado do ex-prefeito daquele município, o José Lacy, que por ser ficha suja, ficou impedido de concorrer. Então, colocou a filha, Thalita, como candidata. Ela ficou em segundo lugar.

*

Ávido pelo poder, Lacy, que em seu mandato dilapidou os cofres da Raposa, se uniu ao deputado Edilázio Júnior, depois da família haver fechado acordo com outro deputado, o Marcos Caldas.

*

A denúncia que resultou na cassação do Clodomir é risível. Se resume a um vídeo, em que uma candidata a vereadora aparece pagando cabos eleitorais e, ao fundo,  se vê um santinho da candidatura  do prefeito.

*

Com isso, armaram o circo para colocar o Clodomir como comprador de votos. Aparece o deputado Edilázio e evoca o poder da sogra para cassar quem o povo colocou na Prefeitura.

*

Ume pena, Bibi, que no Maranhão ainda se faça políticas como nos anos 1950. Naquele tempo, o poder só podia ser exercido por quem os coronéis da política indicavam, fosse ou não fosse vitorioso nas urnas. Esse é o retrato do Maranhão. Estamos ainda nos tempo do “quero, mando e posso”. Taí o deputado Edilázio que não me deixa mentir.

*

Falando em candidaturas, minha gata, tão dizendo que existem postulantes a vagas na Assembleia derramando dinheiro a fole pelo interior a dentro, a exemplo de uma certa Ana do Gás e do ex-prefeito de Maranhãozinho, o Josimar.

*

O prefeito de Tuntum mostrou mais uma vez sua força política. Na quinta-feira, o Tema reuniu mais de 2 mil pessoas em torno de sua residência, para discutir a festa do aniversário da cidade, que ocorreu na sexta-feira e um comício do Flávio Dino.

*

O Maranhão foi notícia nacional mais uma vez durante a semana, por conta do episódio de Pedrinhas, onde 36 presos fugiram depois de quebrarem o muro do presídio com uma caçamba e cavarem um extenso túnel.

*

Pelo visto, quem dá conta do recado por aqui, não pode ficar na função. O coronel Ivaldo Barbosa assumiu por alguns dias o controle do presídio. Botou tudo nos eixos. Presos o  respeitavam.

*

Eis que surgem a OAB e o Ministério Público, pedindo a cabeça do militar sob o argumento de que ele seria truculento e que preso deve ser  tratado é com carinho.

*

Bem, minha gata,  com essa, teu pretinho vai ficando por aqui, garantindo retorno no próximo domingo, se Deus quiser. E ele quer, porque sempre foi legal com teu pimpolho.

*

Beijão do filhote amado

Djalma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *