Com o governador Flávio Dino, prefeito Edivaldo entrega obras de urbanização do Residencial Paraíso

Bairro que celebra 20 anos de existência, é um dos que integram a região Itaqui-Bacanga e recebeu da Prefeitura, por meio do programa Asfalto na Rua, amplo serviço de urbanização, tendo mais de 70 ruas asfaltadas beneficiando mais de 10 mil habitantes

Em companhia do governador Flávio Dino, o prefeito Edivaldo entregou, na manhã deste sábado (21), mais uma etapa da urbanização do Residencial Paraíso. O bairro recebeu cerca de 13 quilômetros de pavimentação por meio do programa Asfalto na Rua e teve mais de 70 ruas asfaltadas beneficiando mais de 10 mil moradores. A entrega coincidiu com a culminância da 50ª edição do programa ‘Todos por São Luís’, desenvolvido durante duas semanas no bairro integrante da região Itaqui-Bacanga.

“A urbanização do Residencial Paraíso cumpre mais um etapa da nossa administração no atendimento à populações que acumulam anos de abandono dos serviços essenciais do poder público. Com as obras, os moradores podem ter um bairro mais adequado, com urbanização, mobilidade e dignidade. Quando começamos os trabalhos aqui as ruas eram precárias e agora a realidade mudou totalmente e para melhor”, destacou prefeito Edivaldo salientando a união entre Prefeitura e Governo do Estado. “Esta união tem garantido a melhoria da qualidade de vida da população, que se constitui o grande objetivo dessa parceria histórica”, completou Edivaldo que estava acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda e de secretário, entre eles o de Obras e Serviços Urbanos (Semosp), Antônio Araújo.

O governador Flávio Dino enalteceu mais uma vez a parceria institucional na promoção da cidadania e melhoria da qualidade de vida no município de São Luís. “A urbanização é muito importante, pois significa dignidade. Com a parceria com a Prefeitura de São Luís conseguimos resultados maiores. Acompanho o trabalho valioso que o prefeito Edivaldo vem realizando nesta região com a distribuição de benefícios para os bairros e suas populações. Fiquei muito feliz com o resultado dos trabalhos aqui no Residencial Paraíso”, disse o governador do Estado.

O secretário da Semosp, Antonio Araújo, entende a pavimentação executada pelo programa Asfalto na Rua no Residencial Paraíso como uma etapa de serviços que dá continuidade a um trabalho iniciado desde os primeiros momentos da gestão do prefeito Edivaldo.

“É uma ação determinada pelo prefeito Edivaldo, consciente da importância de melhorar a mobilidade urbana em toda a capital, dando qualidade à vida das pessoas. Ao levar asfalto para bairros como o Residencial Paraíso, a Prefeitura está não só promovendo a melhoria da infraestrutura do bairro, bem como garantindo mais saúde para a população e fomentando o comércio na região”, enfatizou o secretário.

Uma comitiva formada pelo deputado federal Weverton Rocha (PDT), deputado estadual Bira do Pindaré (PSB), secretários de Agricultura, Pesca Abastecimento (Semapa), Ivaldo Rodrigues; de Urbanismo e Habitação (Semurh), Mádison Leonardo Andrade; de Comunicação (Secom), Conceição Castro; o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon) Fábio Nahuz; e lideranças comunitárias prestigiaram a entrega da segunda etapa de urbanização do Residencial Paraíso.

O Residencial Paraíso é um dos mais recentes do Itaqui-Bacanga. Na região, com mais e 70 bairros, a Prefeitura trabalha em parceria com o Governo do Estado através do programa Mais Asfalto. Todas essas ações de melhoria do aspecto urbanístico, que inclui iluminação, têm impactado diretamente na melhoria da urbanização da área com mais de 250 mil habitantes. Mais de 36 quilômetros de asfalto foram colocados nos bairros São Raimundo, Vila Bacanga, Vila Isabel, Vila Ariri, Vila São Luís, Vilas Mauro Fecury I e II e Alto da Esperança.

PROGRAMA

Desta vez, o programa Asfalto na Rua da Prefeitura de São Luís, que vem promovendo a melhoria da mobilidade, valorizando espaços e garantindo qualidade de vida, contemplou o Residencial Paraíso. A conclusão da segunda etapa das obras coincidiu com as comemorações de aniversário do bairro. Antes com ruas degradas e intrafegáveis, o local passou por uma transformação. A Prefeitura pavimentou mais de 13 quilômetros de 70 ruas do bairros, conferindo um aspecto urbanístico digno à comunidade e promovendo cidadania.

Além da pavimentação, foram realizadas obras de drenagem, sarjeta, meio-fio e calçamento em todas as ruas e melhoria da iluminação com a troca de lâmpadas amarelas por luz branca. O programa municipal tem transformado vários bairros da cidade. “Está uma maravilha. O Paraíso está verdadeiramente maravilhoso. O prefeito Edivaldo é o primeiro gestor que veio ao bairro. Ele acompanhou a execução da obra vistoriando todos os dias. Ele é um parceiro do Residencial Paraíso”, declarou Erondina Santos Carvalho, funcionária pública, moradora há 45 anos na região do Itaqui-Bacanga.

A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Semosp), deslocou uma frente de trabalho repetindo experiências anteriores, como na região do Coroadinho e Gancharia. “Com o programa Asfalto na Rua estamos urbanizando áreas que nunca receberam qualquer tipo de serviço. O que era antes área degrada e sem condições de trafegabilidade se transformou em espaço digno”, disse o prefeito Edivaldo ao entregar as obras.

Entre as ruas beneficiadas pelo projeto estão a Airton Senna, Palmares, Nova Vista, Babaçu, Travessa do Poço e Lírio do Vale. Serão contempladas, ainda, as ruas 28 de Abril, Diamantina, Topázio, Marfim, Esmeralda, Duque de Caxias, Carlos Magno e a Travessa Canarinho. Na primeira etapa das obras, após a terraplanagem, foram realizadas pavimentação em asfalto e bloquete.

Na opinião de Keila de Fátima Rocha, vendedora autônoma, há 15 anos morando na rua da Amizade no bairro, esta foi a primeira vez que o bairro ganhou atenção do prefeito da capital. “Aqui no Paraíso parecia tudo paralisado. Agora ficou muito diferente do que era. Ganhamos muito com a urbanização do bairro e pavimentação das ruas. Principalmente, pela valorização das nossas casas. Aqui tinha rua que nem o pedestre podia andar”, ressaltou Keila de Fátima.

TODOS POR SÃO LUÍS

Ainda em celebração ao aniversário do bairro, foi realizada pela Prefeitura a 50ª edição do ‘Todos por São Luís’, que entre outras ações, distribuiu mais de seis mil toneladas de pescados à população pelo programa Peixe Solidário, da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa). O ‘Todos por São Luís’ tem coordenação geral da primeira-dama do município, Camila Holanda.

No entendimento da coordenadora, o programa tem alcançado êxito pelos benefícios socioassistenciais que vem proporcionando aos moradores. “O programa representa também uma forma de aproximar a gestão da comunidade”, sintetiza Camila Holanda.

Com uma ampla gama de serviços oferecidos pelo poder público, parte da programação da culminância do ‘Todos por São Luís’ aconteceu nas dependências da Unidade de Educação Básica Residencial Paraíso. Com o aumento da disponibilidade de especialidades médias, os serviços da área de saúde atraíram um grande público. Além de clínica médica, foram oferecidas consultas de dermatologia, pediatria, ginecologia, entre outros.

O estudante Leonardo Gabriel Serra, 10 anos, levou o cachorro até o posto de atendimento da escola Residencial Paraíso. “Ele vai vacinar contra raiva. É muito bom para a gente poder ter esse atendimento. Tô gostando muito”, disse Gabriel.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *