Videomonitoramento no trânsito de São Luis já está funcionando

Com o objetivo de garantir maior segurança no trânsito da capital, a Prefeitura de São Luís deu início nesta segunda-feira (19) ao videomonitoramento do tráfego em tempo real nas vias da cidade. Executado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), o monitoramento é realizado via Centro de Controle e Operações (CCO), instalado na sede da SMTT.

O Centro de Controle de Operações do Trânsito possui um painel de nove telas, por meio do qual é observada toda a movimentação do trânsito. O sistema de videomonitoramento é composto por 36 câmeras fixas e 32 câmeras de rotação de 360 graus, de longo alcance e com alta capacidade de angulação, instaladas em pontos estratégicos dos principais corredores viários da capital.

Para o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Canindé Barros, o novo sistema de videomonitoramento vai trazer um grande ganho em disciplinamento, fluidez e mobilidade no trânsito. O sistema permitirá que as equipes de agentes nas ruas tenham maior informação e eficiência no atendimento de ocorrências de colisões, congestionamento e outras abordagens diárias. “Em função da alta capacidade de angulação desses equipamentos, será possível maior observação e visibilidade das infrações cometidas pelos condutores”, destaca o secretário.

Com o funcionamento regular do sistema, motoristas que forem flagrados cometendo infrações de trânsito serão autuados pelos agentes de trânsito que monitoram o equipamento. A ação de fiscalização realizada através do videomonitoramento obedece à Resolução 471, de 18 de dezembro de 2013, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), alterada pela Resolução 532, de 17 de junho de 2015, que regula a fiscalização por câmeras de monitoramento nas vias urbanas.

As autuações podem ser imediatas e serão aplicadas sobre condutores de carros e motos que estiverem cometendo infrações de trânsito previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tais como falta de cinto de segurança, uso indevido de telefone celular, estacionamento e conversões proibidos, formação de fila dupla de veículos, uso indevido de faixas exclusivas de transportes, atalhos por cima de canteiros, falta de capacete, avanço de sinal vermelho e várias outras infrações sobre circulação e conduta no trânsito.

As câmeras de sistema de videomonitoramento estão instaladas na Avenida Jerônimo de Albuquerque, na entrada do Bequimão; na Avenida Carlos Cunha, nas proximidades do São Luís Shopping; na Avenida Magalhães de Almeida, perto do Mercado Central; na Avenida Beira-Mar, na entrada da Ponte São Francisco; no cruzamento em frente ao Corpo de Bombeiros, Centro; na rotatória do São Francisco; na Avenida dos Holandeses, próximo ao quartel da Polícia Militar; na Avenida Daniel de La Touche; na Avenida Guajajaras, próximo ao supermercado Mateus; e na entrada do Itaqui-Bacanga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *