Em primeira mão! Decretada prisão do delegado Tiago  Bardal. Ele está prestando depoimento

 

 

Delegado Tiago Bardal

O juiz Ronaldo Maciel acaba de decretar a prisão do delegado Tiago Bardal, acusado de compor a quadrilha de contrabandista que foi presa [i]

Na semana passada num porto clandestino no povoado Arraial, na área do Quebra-Pote. Tiago Bardal até então superintendente da Superintendência de Investigações Criminais, cargo do qual foi exonerado no dia seguinte.

Neste momento, Bardal está sendo  interrogado na Superintendência Estadual de Combate à Corrupção- Seccor,  no São Francisco, por uma equipe de seis delegados e um promotor de Justiça.

No momento em que foi abordado no Quebra-Pote, quase na mesma hgora da prisão dos envolvidos,   Bardal se identificou como delegado e disse que estava com um advogado dentro do veículo e que iria para o sítio fazer uma operação e compra e venda. Foi quando a polícia constatou que o delegado integrava a organização criminosa investigada, que era responsável por desviar cargas e armamentos. Segundo Portela, Thiago Bardal seria um dos líderes da organização, que o secretário  de Segurança, Jefferson Portela classificou como “perigosíssima”.

“É uma perigosíssima organização criminosa formada por policias e não policiais. Então, o dever do sistema de segurança é tirar de circulação essas pessoas e os objetos ilícitos que iriam alimentar uma cadeia criminosa, com um lucro objetivado de mais de R$ 2 milhões com a venda de objetos ilícitos. Portanto, o potencial financeiro e bélico dessa organização nos permite afirmar que estamos diante da maior organização criminosa surgida, nesses últimos 20 anos, no Estado do Maranhão”, afirmou o secretário Jefferson Portela.

O secretário da SSP informou que no sítio onde o grupo operava há um porto privado onde era realizado o desembarque de produtos ilícitos, sendo que dentro do sítio foram encontradas duas carretas. “No momento da operação, durante a madrugada, várias pessoas empreenderam fuga pelo matagal. E como houve uma traição ao trabalho de policiamento, pois alguém ligou avisando a chegada da polícia, os tripulantes empreenderam fuga na embarcação, certamente levando parte da carga”, explicou Portela.

OITO PRESOS

Oito pessoas foram presas durante a operação: o ex-vice-prefeito de São Mateus, identificado como Rogério Sousa Garcia, que seria agenciador dos atos criminosos praticados no sítio, sendo que foi ele quem alugou o sítio no nome de uma outra pessoa que não tem nada a ver com o crime; o major da PM, identificado como Luciano Fábbio Farias Rangel, que seria articulador de policiais para cobertura armada, através de milícia; o soldado da PM Fernando Paiva Moraes Junior; o 2º sargento da PM Joaquim Pereira de Carvalho Filho; José Carlos Gonçalves; Éder Carvalho Pereira; Edimilson Silva Macedo; e Rodrigo Santana Mendes. Todos eles já tiveram prisão decretada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *