E-mail pra dona Bibi

Olá, minha fofa, muito bom dia! Espero que esteja tudo às mil maravilhas por aí. Aqui embaixo, morena, o negócio degringolou de vez. As nuvens no horizontes se tornaram turvas, a violência recrudesceu de forma aterradora, principalmente com a execução da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ). Ela foi assassinada brutalmente a tiros esta semana, juntamente com o motorista.

A morte da vereadora  coloca o Brasil sob pressão na Organização das Nações Unidas (ONU) e diante da comunidade internacional, após ser apontado como o local com maior número de execuções de ativistas de direitos humanos. Foi apurado que autoridades brasileiras ignoraram comunicados sigilosos da ONU sobre ameaças contra ao menos 17 ativistas.

As informações fazem parte de cartas confidenciais obtidas pelo jornal. Nenhuma foi respondida. Procurado pela reportagem, o Itamaraty não se manifestou. “Nos últimos 15 anos, o Brasil tem assistido ao maior número de assassinatos de ativistas ambientais e de terra em todo o mundo, chegando à média de uma morte por semana. Os povos indígenas estão especialmente ameaçados”, denunciaram relatores das Nações Unidas em uma carta em 2017.

Agora, a ONU exige que investigações sejam “independentes e rigorosas”. Outras entidades internacionais, como Anistia Internacional, Human Rights Watch e Transparência Internacional, também criticaram a situação no País e pediram respostas diante da execução.

 

Começo neste domingo te informando como é a situação do Brasil no momento, em termos de violência.  O País e o mundo inteiro se mostraram revoltados com a morte da vereadora. Há quem diga que isso é um recado da bandidagem carioca à intervenção federal no setor de segurança no Rio de Janeiro.

Com essa mancha de sangue no Rio, vamos verificar o que está acontecendo por estas bandas, minha gata.

*

O imbróglio entre o governador Flávio Dino e o deputado federal Zé Reinaldo, pelo visto, são coisas do passado. A mídia explorou à exaustão e

agora todo mundo silenciou. Romperam, cada um buscou seu rumo e a vida segue.

*

Quem destacou essa correspondência entre nós dois aqui foi o deputado estadual Edvaldo Holanda, Bibi. Falei com ele na entrada do plenário da Assembleia e mostrou que é um leitor assíduo destas notas.

*

Encontrei no meio da semana o ex-deputado Wagner Pessoa, daquele mesmo jeitão. Falante que só. Diz que é pré-candidato a senador e que uma das duas vagas em disputa será sua. O Wagner Pessoa é de Chapadinha.

*

Falando em  Chapadinha, Bibi, já observastes o perfil da maioria dos parlamentares daquela cidade? O atual prefeito, o Magno Bacelar, Nota 10, quando era deputado, fazia   o plenário e as galerias da Assembleia irem às gargalhadas com as suas tiradas em defesa da então governadora Roseana.

*

O Wagner Pessoa não era muito de ocupar a tribuna, mas se movimentava muito bem em outros territórios, principalmente à  noite e era bastante conhecido pelas  suas patacoadas.

*

Já o deputado Levi Pontes, filho do lendário Pontes de Aguiar, está se notabilizando no mandato pelas encrencas que se envolve quase que todo mês. Arre égua, Chapadinha!

*

Olha, Bibi, pelo menos três pré-candidaturas já estão lançadas oficialmente ao governo do Estado. A do governador Flávio Dino, da ex-governadora Roseana Sarney e do senador Roberto Rocha.

*

O restante, até agora é só balela. Nem seu Braide, nem seu Ricardo e nem dona Maura Jorge comunicaram oficialmente aos seus respectivos partidos que realmente serão postulantes ao Palácio dos Leões.

*

O ex-vereador João Bentivi retornou ao ninho tucano na última quinta-feira, de olho numa vaga na Assembleia Legislativa. A convite do senador Roberto Rocha, se filiou no PSDB.

*

Oh, morena, meu Sampaio Correa quase chega lá, no certame nacional, mas esbarrou nas penalidades máximas, ante a Ponte Preta. Perdeu o andamento do campeonato e deixou de ganhar R$ 1,8 milhão. Uma pena.

*

O aguaceiro que se abateu sobre  São Luis no meio da semana remete às informações diluvianas. Carros boiando, gente sendo socorrida, casas desabando e outros dramas, tudo  proporcionado pela natureza. Não dá pra culpar ninguém.

*

Enquanto isso, lá em Rondônia, um raio fulminou e matou, de uma só cacetada, 130 cabeças de gado. Faz com que evangélicos aumentem o discurso de que está chegando o fim dos tempos.

*

O deputado Raimundo Cutrim faz chiste com o secretário de Segurança, Jeferson Portela, depois que a Justiça do Estado encaminhou à Justiça Federal  o caso do contrabando que envolve oficiais da PM , o delegado Tiago Bardal e outros figurões.

*

Falando em deputado, Cabo Campos decidiu sair do raio de ação da mídia e tirou licença, depois de ser acusado de espancar a esposa, mandando-a para o hospital.

*

Nem a sociedade e nem a imprensa esqueceram ainda que falta a polícia dá os nomes dos dois deputados estaduais, do secretário de Estado e de um deputado federal que estariam envolvidos na máfia do contrabando.

*

Tô tomando conhecimento de que a prefeita Rosinha, das cidade de Cururupu, está fazendo como aquela rapaziada que compra fiado em quitanda. Paga o de ontem e fica devendo o de hoje. Isso em termos de salários dos servidores do funcionalismo.

*

O ex-prefeito de Cantanhede, Kabão, está enfrentando um rosário de denúncias do Ministério Público, por conta das irregularidades administrativas do período em que era gestor. Tempos tenebrosos pela frente.

*

Já  o prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra, vem enfrentando as tormentas é agora quando o seu governo ultrapassa apenas um ano. Dizem que vem mais bomba por aí.

*

E os juízes federais, hein, mãe? Ganham mais de R$ 33 mil e ainda estão brigando pelo auxílio-moradia. E como é que fica a situação dos sem-teto, minha fofa?

*

Engraçado. Somente no Brasil é que existe essa imoralidade de auxílio disso, auxílio daquilo para uma casta de marajás do serviço público.

*

Bem, minha gata, com essa, teu pimpolho vai ficando por aqui neste domingo, esperando voltar com gosto de gás na próxima semana, se Deus quiser.

*

E ele quer, porque sempre foi bacana com esse teu pretinho.

Beijão desse filhote que jamais deixará de te amar.

Djalma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *