Desembargador Bernardo Rodrigues fala sobre sua trajetória em entrevista à TV Brasil

Em entrevista concedida à TV Brasil (Empresa Brasil de Comunicação – EBC), o desembargador José Bernardo Rodrigues falou sobre sua trajetória profissional e de vida, relatando suas lutas, dificuldades e conquistas.

Durante a entrevista, ele falou também de temas relacionados aos direitos fundamentais, sociais e políticos, igualdade, prática dos direitos e deveres do cidadão e, ainda, da importância da Constituição Federal para a vida do cidadão brasileiro.

“Vivemos num Estado Democrático de Direito. Precisamos ter consciência da responsabilidade que temos perante nossas vidas e a sociedade. Antes de exigirmos nossos direitos, precisamos cumprir nossas obrigações e, assim, contribuirmos para uma sociedade melhor. E é exatamente isso que faço todos os dias, exercendo minha cidadania, respeitando a Constituição”, frisou o desembargador.

Ressaltando a espiritualidade como filosofia de vida, o magistrado relembrou os momentos marcantes da sua história – da origem humilde, desde a época de estudante de escola pública, no Liceu Maranhense; como jogador profissional de futebol no Graça Aranha Esporte Clube; como professor, até o ingresso e percurso na carreira como magistrado no Judiciário maranhense.

A reportagem especial, que será exibida na TV Brasil, também terá como entrevistada a juíza Oriana Gomes – titular da 8ª Vara Criminal da Comarca da Ilha de São Luís – que falará sobre sua trajetória marcada por diversas dificuldades e muita luta, até chegar à magistratura.

A matéria abordará os 130 anos da abolição da escravatura – dia 13 de maio de 1988; o percentual de magistrados negros no Brasil; e a pesquisa “Perfil Sociodemográfico dos Magistrados Brasileiros” – de iniciativa do Conselho Nacional de Justiça – que coleta dados até o dia 15 de maio de juízes, desembargadores e ministros de todo o país, para formulação de políticas direcionadas à magistratura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *